Olá, invocadores!
Primeiramente venho me desculpar pelo tempo sem postagens, por motivos de estudos e procrastinação, mas tentaremos voltar com mais novidades para vocês. Como muitos devem ter percebido e já até experimentado, chegou ao servidor oficial o TeamFight Tatics, o novo modo de jogo da Riot Games no estilo "Auto chess" que está sendo desenvolvido dentro do League of Legends, utilizando a classe e skills dos campeões já criados no jogo.
O objetivo principal do jogo é ser o último a sobrar dentro dos campos de combate de oito jogadores ao todo. Lembrando que o jogo, diferente dos outros modos do lol, não é de equipe! É um jogo 1v8 em que o único que pode manusear a equipe é você mesmo, o que nos leva ao início do tutorial:
1. Começo
Para começar todos os jogadores aparecerão ao redor de uma roda de campeões, onde cada um pode escolher um que possui um item aleatório definido. Lembrando que o campeão é limitado e se alguém pegar o campeão que você queria não terá outro naquela rodada, só depois comprando pela loja ou quando voltarem novamente para o mapa de roda. Lembre-se também que após escolher um campeão ele ficará "conectado" ao seu personagem e não poderá troca-lo por outro naquela rodada.
1. Começo
Para começar todos os jogadores aparecerão ao redor de uma roda de campeões, onde cada um pode escolher um que possui um item aleatório definido. Lembrando que o campeão é limitado e se alguém pegar o campeão que você queria não terá outro naquela rodada, só depois comprando pela loja ou quando voltarem novamente para o mapa de roda. Lembre-se também que após escolher um campeão ele ficará "conectado" ao seu personagem e não poderá troca-lo por outro naquela rodada.
Ao entrar na sua sala de Auto chess, o jogador poderá usar o campeão escolhido para batalhar contra minions. São três rodadas ao todo somente de minions, para que o jogador possa comprar mais campeões na loja e até ter chance de "dropar" itens dos minions para fortalecer os campeões em campo.
2. Explicação da Interface
Na interface inferior há uma espécie de loja onde 5 campeões são mostrados a venda por rodada, custando preços diferentes de acordo com a sua raridade. Caso não tenha interesse eu nenhum campeão da loja você pode rodar a loja para randomizar novos campeões por 2 de ouro na opção Atualizar ou esperar a próxima rodada, quando a loja randomiza de graça.
Abaixo desse botão há a opção de subir de nível. A cada rodada que passa você ganha 2 de XP, mas você pode comprar 4 XP extras por 4 de ouro. A experiência é importante no jogo, pois quanto mais alto o nível, mais campeões você pode colocar ao mesmo tempo no tabuleiro e os campeões mais caros podem vir a aparecer na sua loja.
No mini-mapa você poderá ver o tabuleiro de todos os jogadores e em cima mostra a pontuação de todos os jogadores. Ao vencer batalhas você permanece com os seus pontos e ao perder batalhas você perde pontos de acordo com os campões inimigos que sobraram no tabuleiro, ou seja, quanto mais campeões viveram, mais dano você levará.
E do lado esquerdo temos as classes do jogo, onde utilizando os campeões de determinadas classes no tabuleiro ao mesmo tempo elas ganharão um bônus específico de cada classe. Isso será explicado mais pra frente.
E no topo há o tempo restante para terminar de organizar os campeões na tabuleiro, e quantas rodadas faltam para acabar o turno e para chegar a luta contra monstros e a grande roda de campeões. A ordem de prioridade da roda vai de menos vida para mais vida, ou seja, os jogadores com menos pontos serão liberados para escolher o campeão primeiro.
3. Campeões e Classes/Origens
Todos os campeões no jogo podem ser usados, mas você tem que se planejar e organizar a sua composição, pois diferentes bônus podem ser liberados criando times com sinergia. Na barra do lado esquerdo sempre mostrará as classes/origens que os campeões em campo estão representando. Então não saia comprando qualquer campeão que aparecer, e sim os que serão importantes para a classe que você deseja aprimorar para fortalecer os campeões no combate.
É muito importante fortalecer um campeão fundindo vários dele. Por exemplo, se você tiver uma tristana, ao comprar mais duas (totalizando três Tristanas) elas se juntarão e formarão uma única tristana de duas estrelas e ela ficará mais forte, e em progressão, juntando três tristanas de duas estrelas você formará uma única tristana de três estrelas, que é seu nível máximo. Fortace-los aumenta os atributos do campeão.
Você também pode colocar itens nos campeões para deixa-los mais fortes. Os itens podem ser conseguido através de monstros (por sorte) ou pegando em qualquer campeão nas rodadas de roda, onde a única forma de tirar o item de um campeão é vendendo (selecionando-o e arrastando para a loja). Você também pode juntar dois itens menores e formar itens mais fortes.
Uma dica importante é que quando alguém compra e aprimora um campeão, ele começa a aparecer menos na loja dos outros jogadores. Então fique atento às composições formadas no chat do jogo, pois lá sempre mostra quando alguém forma um campeão de ranking prata ou ouro, assim você pode evita-los para não ter que ficar várias rodadas sem ter a sorte dele aparecer em sua loja.
4. Ouro
O ouro é importante dentro do jogo, mas para consegui-lo há algumas estratégias interessantes. As únicas formas de conseguir é vendendo campeões que você não vai utilizar e ganhando por rodada. Passivamente, você ganha sempre 5 de ouro, mas há formas de aumentar essa quantia.
Abaixo desse botão há a opção de subir de nível. A cada rodada que passa você ganha 2 de XP, mas você pode comprar 4 XP extras por 4 de ouro. A experiência é importante no jogo, pois quanto mais alto o nível, mais campeões você pode colocar ao mesmo tempo no tabuleiro e os campeões mais caros podem vir a aparecer na sua loja.
No mini-mapa você poderá ver o tabuleiro de todos os jogadores e em cima mostra a pontuação de todos os jogadores. Ao vencer batalhas você permanece com os seus pontos e ao perder batalhas você perde pontos de acordo com os campões inimigos que sobraram no tabuleiro, ou seja, quanto mais campeões viveram, mais dano você levará.
E do lado esquerdo temos as classes do jogo, onde utilizando os campeões de determinadas classes no tabuleiro ao mesmo tempo elas ganharão um bônus específico de cada classe. Isso será explicado mais pra frente.
E no topo há o tempo restante para terminar de organizar os campeões na tabuleiro, e quantas rodadas faltam para acabar o turno e para chegar a luta contra monstros e a grande roda de campeões. A ordem de prioridade da roda vai de menos vida para mais vida, ou seja, os jogadores com menos pontos serão liberados para escolher o campeão primeiro.
3. Campeões e Classes/Origens
Todos os campeões no jogo podem ser usados, mas você tem que se planejar e organizar a sua composição, pois diferentes bônus podem ser liberados criando times com sinergia. Na barra do lado esquerdo sempre mostrará as classes/origens que os campeões em campo estão representando. Então não saia comprando qualquer campeão que aparecer, e sim os que serão importantes para a classe que você deseja aprimorar para fortalecer os campeões no combate.
É muito importante fortalecer um campeão fundindo vários dele. Por exemplo, se você tiver uma tristana, ao comprar mais duas (totalizando três Tristanas) elas se juntarão e formarão uma única tristana de duas estrelas e ela ficará mais forte, e em progressão, juntando três tristanas de duas estrelas você formará uma única tristana de três estrelas, que é seu nível máximo. Fortace-los aumenta os atributos do campeão.
Você também pode colocar itens nos campeões para deixa-los mais fortes. Os itens podem ser conseguido através de monstros (por sorte) ou pegando em qualquer campeão nas rodadas de roda, onde a única forma de tirar o item de um campeão é vendendo (selecionando-o e arrastando para a loja). Você também pode juntar dois itens menores e formar itens mais fortes.
Uma dica importante é que quando alguém compra e aprimora um campeão, ele começa a aparecer menos na loja dos outros jogadores. Então fique atento às composições formadas no chat do jogo, pois lá sempre mostra quando alguém forma um campeão de ranking prata ou ouro, assim você pode evita-los para não ter que ficar várias rodadas sem ter a sorte dele aparecer em sua loja.
4. Ouro
O ouro é importante dentro do jogo, mas para consegui-lo há algumas estratégias interessantes. As únicas formas de conseguir é vendendo campeões que você não vai utilizar e ganhando por rodada. Passivamente, você ganha sempre 5 de ouro, mas há formas de aumentar essa quantia.
- Vitórias/Derrotas seguidas te concederão ouro adicional no final de cada rodada.
- Juros: Ao ter no mínimo 10 de ouro na loja no final da rodada você ganha 1 ouro a mais (pode parecer pouco, mas para comprar aquele campeão importante ou subir de nível qualquer quantidade é significativa).
- Ter o bônus da origem Pirata (possuindo três piratas diferentes em campo), você poderá ganhar de 0 a 4 de ouro por rodada coletando o baú que aparece no seu tabuleiro.
5. Informações Importantes
- Embora tenham composições que estão no meta e que são mais forte que as outras, não há como garantir que você irá conseguir monta-la, já que apesar do jogo ser estratégico o quesito sorte também é bem levado em conta, pois se você quer fazer, por exemplo, a composição Glacial, se ela aparecer raramente na sua loja, não compensa fazer, pois você irá perder antes de conseguir ficar forte.
- O TeamFight Tatics terá sim um modo ranqueado que está previsto para o dia 17 de Julho.
- Você pode desbloquear um personagem gratuitamente, além de layouts de tabuleiro e emotes misteriosos realizando as missões e pegando pontos diariamente.
- Você não precisa necessariamente ficar com seus campeões iniciais até o final, eles serão ótimos para te manter no jogo, mas quando tiver os campeões necessários para sua composição final não tenha dó de vende-los e usar o ouro para comprar os campeões que você precisa.
- Para usar a habilidade de um campeão é necessário encher sua barra de mana. Ela enche ao atacar personagens e ao receber dano. Também há itens formados a partir da "Lagrima da Deusa" que aumenta a mana inicial e faz com que atinjam a mana total em menos tempo.
- Não tem diferença entre AP e AD, pois se você fizer AP pro Varus por exemplo, sua habilidade dará muito mais dano do que seus ataques básicos.
- Considere fazer uma organização igual ao normal game, campeões tanks na frente e atiradores e magos atrás, para que fiquem protegidos e causem dano no inimigo sem morrer rápido.
E a última dica para melhorar é treinar, pois com o treinamento você obterá a vitória. Para quem pretende jogar o modo ranqueado, é sempre bom ficar atento ao meta atual. Pois há composições que liberam 3 ou mais bônus de origem/classe ao mesmo tempo, e isso será essencial para a vitória.
Qualquer dúvida deixem um comentário e boa sorte nos campos da justiça!
Até mais!
Pedrinho
Até mais!
Pedrinho
Créditos a minha amiga LiliSkyhend pela imagem do jogo; ao site Pyre pelas imagens de composição dos itens e ao Ken Harusame pela imagem das classes/origens.