[Pokémon] Detonado Omega Ruby e Alpha Sapphire (Parte 1) - Introdução do Jogo!

Por ---Tags:

 

Olá treinadores! Tudo bem com vocês? Aqui é o Sonic! Hoje estarei trazendo um novo quadro aqui na Turma do Selo, que é o detonado dos jogos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire! Eles são remakes oficiais para Nintendo 3DS dos jogos Pokémon Ruby e Sapphire de GameBoy Advanced, jogos da terceira geração da franquia. Ambos os games são bem parecidos, apenas com algumas diferenças, como os lendários exclusivos, Pokémon exclusivos e outras coisas que estarei explicando ao longo das edições desse quadro. Esse detonado servirá como guia para você que precisa de ajuda em alguma parte do jogo e será dividido em partes para que não fique tudo concentrado em uma postagem muito grande. Lembrando que nessa série de postagens focarei em zerar o jogo e o Episódio Delta. Para falar dos Easter Eggs e de outras quests que não influenciem nossa jornada principal, farei episódios extras. Enfim, se você ficou interessado clique no botão abaixo.

Conhecendo a Região

 
Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire se passam na região de Hoenn, um arquipélago com várias ilhas. Algumas delas são impossíveis de visitar através de HMs, apenas podendo ser acessadas através da Eon Flute. Nos aprofundaremos nesse assunto em futuras edições. Geralmente nessas ilhas são encontrados Pokémon lendários de outras gerações, todos no nível 50, mas também há alguns matos em certas ilhas nos quais podemos encontrar Pokémon selvagens.

Existem 135 Pokémon originais de Hoenn, sendo a terceira região que mais originou monstros.

Começando a Jogatina!

O jogo começa com seu personagem dentro de um caminhão de mudanças junto com outras bagagens. Lá é feita uma pequena introdução sobre a região por Professor Birch através de seu GameBoy Advaanced, uma clara referência aos jogos Pokémon Ruby e Sapphire. Ele lhe perguntará seu gênero e seu apelido, assim como nos outros jogos da franquia.
 

Logo após essa cutscene somos apresentados a Littleroot Town, onde fica a sua casa, o laboratório do Professor Birch e a casa de seu rival, que poderá ser tanto Brendan quanto May. Tudo depende da escolha do gênero de seu personagem. Sua mãe estará lhe esperando na frente de seu lar, e vai lhe pedir para ajeitar o relógio em seu quarto que fica no andar superior da casa.


Após completar a tarefa, sua mãe lhe chamará para ver uma matéria na TV onde seu pai supostamente apareceria, e logo em seguida lhe pede para dizer olá aos vizinhos. Entre na casa do Professor Birch e lá a mãe de seu rival lhe convidará para conhecer May/Brendan. Suba as escadas e lá estará seu rival se preparando para caçar Pokémon. Ele se apresentará para você e em seguida sairá de casa.


Siga rumo à Rota 101. Lá você encontrará um garoto dizendo que há algo de errado mais a frente. É então que seu personagem se depara com o Professor Birch correndo de um Poochyena. Em pânico, ele lhe pedirá para você pegar alguma das três pokébolas que estão em sua bolsa. É lá que você terá que tomar uma decisão importantíssima para sua jornada: qual será seu Pokémon inicial. O trio de Hoenn é então apresentado: Treecko, Torchic e Mudkip, de tipagens Grama, Fogo e Água consequentemente. Como eu sei que essa é uma decisão dificílima, deixarei a escolha do seu inicial para você. Eu recomendaria o Mudkip não só por gosto pessoal, mas também pelo fato de ele obter bons golpes e stats conforme for evoluindo e adquirir apenas uma fraqueza em sua formas intermediária e final: grama.


Depois de tomar sua decisão, você será inserido em sua primeira batalha Pokémon contra o Poochyena. Dependendo da escolha de seu Pokémon inicial você terá diferentes opções de golpes, mas como essa será sua primeira batalha você não precisa se preocupar tanto com isso. Apenas focando em um golpe ofensivo como Pound, Scratch ou Tackle já será o suficiente para derrotar o Pokémon adversário.


Logo após derrotar o Poochyena, Birch o agradecerá e o convidará para entrar em seu laboratório. Lá, ele lhe dará seu Pokémon inicial, falará sobre a AreaNav e lhe recomendará passar em sua casa para descansar seu Pokémon. Além disso, ele também indica que seu/sua filho(a) está na Rota 103. Renove o HP do seu Pokémon ao falar com sua mãe e vá para a Rota 101. Lá, você encontrará alguns matos nos quais você pode encontrar os seguintes Pokémon: Poochyena, Wurmple e Zigzagoon. Esses Pokémon são bem fracos, até mesmo em suas formas finais, mas podem ser bastante úteis para o começo de sua jornada, porém você ainda não poderá capturá-los por não ter nenhuma pokébola. Siga o caminho a seguir e fuja em qualquer aparição selvagem que você tiver:


Ao completar esse percurso você chegará em Oldale Town, onde um homem lhe receberá. Ele é um trabalhador na cidade e lhe introduzirá dois locais que serão importantíssimos para sua aventura: as PokéMarts e os PokéCenters. Nas PokéMarts você poderá comprar itens importantes para sua jornada, como pokébolas e poções. No ponto em que estamos, você poderá apenas comprar poções para renovar parte do HP de seus Pokémon. Os PokéCenters servirão para você renovar a vida de seus Pokémon. Para isso, você precisará falar com a moça que está atrás do balcão. Note que também há um PC ao lado. Mais para a frente, ele servirá para guardar seus Pokémon. No fim da explicação, esse homem lhe dará 11 poções.


Após isso, siga ao norte e você estará na Rota 103. Logo você verá seu rival ao fundo em frente a uma poça. Vá até lá e interaja com ele. É então que você terá sua primeira batalha de rivais (com uma música épica diga-se de passagem). O Pokémon de seu adversário sempre será o inicial com uma tipagem super-efetiva contra o seu. Ou seja, se você escolheu o Treecko, será o Torchic, se você escolheu o Torchic, será o Mudkip e se você escolheu o Mudkip, será o Treecko. Embora isso possa ser um problema mais para frente, você conseguirá derrotá-lo sem muitos esforços nessa batalha.


Depois da batalha, May/Brendan curará ambos os Pokémon e voltará para Littleroot. Faça o mesmo que ele/ela e entre no laboratório do Professor Birch. Ao fazer isso, acontecerá uma cutscene e o professor lhe entregará sua Pokédex, que servirá para registrar os Pokémon que você ver e/ou capturar. Seu rival também lhe dará pokébolas. Após isso, siga rumo a Rota 101 e duas cutscenes acontecerão: em uma sua mãe lhe desejará boa sorte em sua jornada e na outra seu rival lhe dará a PokédexNav Plus, um aplicativo que registra os Pokémon que existem nas áreas em que você passou. Andando um pouco mais a frente, você encontrará novamente May/Brendan, que lhe ensinará a técnica de sneaking: quando uma parte de um Pokémon aparecer balançando no meio do mato, isso significa que esse Pokémon tem algo de raro ou especial. Alguns deles podem ser capturados em certas áreas apenas através desse método. Tudo o que você precisa fazer é mover suavemente seu direcional até o Pokémon. Tome cuidado, pois ele pode mudar constantemente de lugar em algumas ocasiões e tem a chance de fugir se você não tiver a paciência de continuar usando a técnica até chegar a ele. Sneakar também reduz a chance de você encontrar Pokémon selvagens.


Após chegar lá, você entrará em uma batalha Pokémon. Para capturá-lo, você terá que enfraquecê-lo o máximo mas evitar derrotá-lo, para aumentar as chances de captura quando você for jogar sua pokébola. Suas pokébolas estarão na sua mochila, que estará no canto inferior esquerdo da tela. Se sua pokébola brilhar como é mostrado na imagem, significa que o Pokémon já é seu. Lembrando que é sua escolha pegá-lo nessa parte, porém recomendo fazer isso porque aprender como capturar Pokémon será fundamental para o resto da sua jornada.


Com a introdução geral do jogo praticamente finalizada, as coisas ficarão mais interessantes daqui para a frente.

                                                                                                 ---------------------------------

E ficamos por aqui por enquanto pessoal. No próximo episódio começaremos a nossa jornada. Se vocês tiveram alguma dúvida nessa postagem me contate no xat do blog ou em meu Twitter (@SonicCPOficial). Fiquem bem e até mais!

Créditos a Jethrotex pelas imagens.

 
© 2019 - Turma do Selo. Todos os direitos reservados.
Imagens de jogos, filmes ou séries são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.