Temporada de Haxball da CBH | FAQ

Olá, pinguins! É com muito prazer, que eu, Gian (antigo postador da Turma do Selo), tenho a honra de anunciar o início de mais uma temporada de Haxball da nossa querida CPBR/PT! Nessa postagem, introduzirei várias informações importantes sobre essa temporada, portanto, cliquem no botão abaixo para continuarem a leitura!


O QUE É ESSE HAXBALL?

O Haxball é um jogo online de futebol de botão misturado com Air Hockey, onde o seu principal objetivo é marcar gols. Assim como no Air Hockey, a bola não sai, ou seja, não existem laterais, tiros de meta e escanteios.

Há dois times, o red (vermelho) e o blue (azul). E também há o espaço para espectadores, que não jogam, apenas observam a partida.

Há vários modos de jogo, como por exemplo, o Classic (usado para partidas de 1 contra 1 e 2 contra 2), o Big (partidas de 3 contra 3), o Huge (partidas de 4 contra 4). Esses todos são modelos pré-disponíveis do jogo, mas vocês também podem baixar mapas feitos por outros jogadores no site http://haxmaps.com/, ou até mesmo criarem os seus próprios mapas no site http://haxpuck.com/.

É importante notar que, como todos os jogos online, ao jogar Haxball, e dependendo da velocidade da sua conexão e outros fatores, vocês terão um ping e um pong.

Quando o ping fica muito alto (de 190 pra cima), o jogo pode ficar lento, a bola e os jogadores teleportando, etc. Já quando o seu pong fica alto (400 pra cima), o Haxball pode ficar travando, o que é horrível para a jogabilidade do game.

Para melhorarem suas conexões, fechem todas os seus programas, menos o navegador em que estão jogando, e no próprio navegador, deixem aberta apenas a janela/aba correspondente ao jogo. Também é aconselhável jogar com um dispositivo que esteja próximo ao seu roteador wi-fi.

Vocês podem mudar o número da camisa, que aceita apenas dois caracteres, podendo ser letras, alguns símbolos, e números. Para fazerem isso, digitem no chat do jogo /avatar e coloquem o que preferirem.

E também é possível mudar o uniforme do seu time. Primeiro, é necessário fazer um uniforme no site http://haxcolors.com/. Após fazerem o uniforme, desçam a página e encontrarão uma caixa branca aonde há o código do uniforme, que deverá ser copiado e posteriormente colado no chat do jogo.

COMO FUNCIONARÁ A TEMPORADA?

A temporada começará oficialmente no dia 14 de janeiro, e terminará no dia 12 de março. Dentro da mesma, haverá quatro diferentes campeonatos:

Teremos um Campeonato x1 (1 contra 1), o Torneio CBH de Haxball - Copa Mundial, organizado pelo jogador Pedrox. Serão 16 times, separados em 4 grupos de 4 integrantes. Avançam os 2 melhores de cada grupo para a fase mata-mata.

E também, a Liga CBH de Haxball, que será um campeonato em pontos corridos, quatro times jogando entre si e tendo turno e returno, portanto, com seis rodadas.

E a Copa CBH de Haxball, que começa com semifinais ida e volta. A final e a decisão de 3º lugar são em jogo único.

E o vencedor da Liga CBH de Haxball enfrenta o vencedor da Copa CBH de Haxball, na Recopa CBH de Haxball (se for o mesmo vencedor, o título automaticamente vai para o time que venceu as 2 competições), o último torneio da temporada.

QUANTOS INTEGRANTES CADA TIME TERÁ?

Cada time precisará ter no mínimo 5 integrantes, e no máximo, seis. O sexto membro seria um coringa, uma nova função implementada nesse campeonato.

TÁ, MAS QUE DROGA É ESSE CORINGA?

Fiquem calmos... Deixa que eu explico. Cada equipe tem um time associado, um time parceiro. 

O coringa, logicamente, participa de um time, e poderá jogar normalmente pelo mesmo. Mas, quando a sua equipe associada tiver, para uma partida, um número menor que 4 jogadores disponíveis, ele poderá jogar pela sua equipe associada.

No caso, ele pode jogar a rodada pela sua equipe principal e também pela sua equipe associada, mas apenas se o time associado não tiver 4 jogadores para a partida. Porém, o coringa não pode ser um membro da equipe titular, e não pode ser modificado após a sua escolha e denominação.

É importante notar que nenhum jogador que não é um coringa pode ser fornecido para uma equipe associada. E, nas competições mata-mata (como a Copa e a Recopa), a regra do coringa é suspensa, portanto, ele não pode ir para a equipe associada.

ATA. E COMO VAI FUNCIONAR O TEMPO DAS PARTIDAS?

As partidas sempre vão ter primeiro e segundo tempo, invertendo os lados. E com diferentes durações, como podem conferir abaixo:

Dois tempos de 3 minutos (6 minutos no total):

Fase de grupos do Torneio CBH de Haxball - Copa Mundial.

Dois tempos de 5 minutos (10 minutos no total):

Rodadas 1, 2 e 3 da Liga CBH de Haxball.

Fase mata-mata do Torneio CBH de Haxball - Copa Mundial.

Dois tempos de 7 minutos (14 minutos no total):

Rodadas 4 e 5 da Liga CBH de Haxball.

Semifinais da Copa CBH de Haxball.

Decisão de 3º lugar da Copa CBH de Haxball.

Dois tempos de 10 minutos (20 minutos no total):

Rodada 6 da Liga CBH de Haxball.

Final da Copa CBH de Haxball.

Final da Recopa CBH de Haxball.

E TIPO, DÁ PRA SAIRMOS DE UM TIME E IRMOS PARA OUTRO?

Dá sim, mas não em qualquer momento. Terá uma janela de transferência, onde os jogadores podem ser liberados de seus times ou irem para outros. É importante notar que apenas nesse período que pode haver essas modificações, e não durante todo o campeonato.

A janela de transferência abre às 20 horas do dia 5 de fevereiro (sábado) e fecha às 14 horas do dia 11 de fevereiro (sábado). Os jogadores só podem trocar de times nesse período.

O QUE É O JUIZ DA PARTIDA?

É quem observa o lag e os pings dos jogadores, grava a partida e anota os gols.

E COMO FUNCIONA A REGRA DO FAIRPLAY?

É de certa forma obrigatório e opcional ao mesmo tempo. Quando o juiz da partida observar a ocorrência do lag de um jogador da equipe que sofreu o gol (o jogador precisa estar interferindo na jogada), o fair torna-se obrigatório.

Caso o juiz da partida não veja lag, o fair se torna opcional da equipe que fez o gol, que tem o direito de escolher dar ou não o fairplay.
     
E QUAIS SÃO AS REGRAS DISSO AÍ?

- É obrigatório a humildade e o respeito com todos os membros da comunidade. Pessoas que descumprirem essa regra podem tomar uma suspensão de um número indeterminado de partidas.

- É proibido provocar, prejudicar (por exemplo, ficando de abas abertas durante o jogo) ou irritar os jogadores durante as suas partidas. Quem descumprir essa regra será banido da sala e levará uma suspensão de 1 a 3 jogos.

- Os jogos serão disputados no modo 3x (3 contra 3).

- Cada time tem que ter pelo menos três jogadores para disputar a partida. Caso tenha apenas dois, será dado automaticamente W.O. (o time que não tinha jogadores perde automaticamente por 3 a 0).

- As partidas serão disputadas no estádio Big. Caso o time mandante tenha um estádio próprio, poderá usá-lo no jogo.

- É obrigatório o uso de uniformes durante as partidas. Para fazer um uniforme, acesse http://haxcolors.com/.

- O jogador coringa poderá jogar pela sua equipe associada apenas quando a mesma tiver menos de 4 jogadores disponíveis para a partida. Nesse caso, ele pode jogar a rodada pela sua equipe principal e também pela sua equipe associada.

- O coringa não pode ser um membro da equipe titular, e após ser inscrito, não pode ser modificado.

- Além do coringa, nenhum outro jogador pode ser emprestado para sua equipe associada.

- A janela de transferência abre às 20 horas e 30 minutos do dia 4 de fevereiro (sábado) e fecha às 14 horas do dia 11 de fevereiro (sábado). Os jogadores só podem trocar de times nesse período.

- É proibido fazer fakes e mentir sua identidade, tanto nas salas de jogo como na própria comunidade. Quem cometer essa infração pode até ser banido da CBH/CPBR.

- É totalmente proibido a utilização de truques que podem melhorar o seu desempenho no Haxball - como por exemplo, o macro. O descumprimento dessa regra resulta no banimento da comunidade.

- Se o juiz da partida observar a ocorrência do lag de uma equipe que sofreu o gol, é obrigatório a concessão do fair play. Caso o juiz da partida não veja lag, o fair torna-se opcional.

- Para alterar a data de um jogo, é necessário a concordância do time adversário e avisar pelo menos 3 dias antes do dia que seria originalmente marcada a partida.

OUVI FALAR QUE VAI TER UM CARTOLA FC VERSÃO HAX. COMO FUNCIONA?


Vamos estabelecer a pontuação de cada jogador seguindo alguns critérios. Mas atenção: o Cartola só será para as rodadas da Liga CBH de Haxball.

Gol feito | 8,0 
Assistência | 5.0 
Jogo sem sofrer gols | 5,0 *
Finalização na trave | 3.5 
Defesa difícil | 3,0 
Tigershot | 2,5 
Drible | 2,0 
Gol de fair | 2,0
Finalização defendida | 1,0 
Finalização pra fora | 0,7 
Roubada de bola | 0,5

Passe errado | - 0,3
Drible sofrido | - 1,0 
Gol sofrido | - 2,0
Gol contra | - 5,0

* Pontuação para todos do time. 

- Pode se apostar em três jogadores (desses jogadores, é OBRIGATÓRIO que um seja defensivo) e um técnico.
- A pontuação do técnico da equipe é definida fazendo a média dos jogadores do seu time.
- O "Cartola HC" só será feito para jogos da Liga CBH de Haxball.
- As apostas podem ser feitas até 12 horas antes da partida.

Para fazer sua aposta, contate @CBHHaxball ou @GianCGuerra via Mensagens Diretas do Twitter, e mande a sua seleção de jogadores e o técnico.

QUAIS SÃO OS TIMES E OS JOGADORES QUE PARTICIPARÃO DESSA TEMPORADA?

Os times que participarão dessa temporada são a Hax Stars, o Imperium Club, o Killers F. C., e o S. C. Firestorm! Vejam os jogadores abaixo:

Hax Stars: Mike (Capitão e Técnico), Pedrox, Bito, Ferby, Rico.

Imperium Club: Komba (Capitão e Técnico), Mister, Gian, Sonic, DJ Puffle.

Killers F. C.: Dan (Capitão e Técnico), Aragorn, Surfando, Nik.

S. C. Firestorm:  Narutox (Capitão e Técnico), Mat, Ax, Ruflenzac, Jonnh.

E ONDE PODEREMOS ACOMPANHAR OS JOGOS, AS TABELAS E ETC?

É só clicarem aqui! Nessa postagem, tem tudo sobre o campeonato, incluindo jogos, tabelas, informações sobre a artilharia, e muito mais!


E é isso, pinguins! Os jogos já começam no dia 14, e espero que estejam bem animados com essa incrível temporada que teremos! Qual time que vocês acham que vai se destacar? Que jogador vai mitar? Deixem suas opiniões nos comentários!