Temporada de Haxball da CBH | FAQ

Olá, pinguins! É com muito prazer, que eu, Gian (antigo postador da Turma do Selo), tenho a honra de anunciar o início de mais uma temporada de Haxball da nossa querida CPBR/PT! Nessa postagem, introduzirei várias informações importantes sobre essa temporada, portanto, cliquem no botão abaixo para continuarem a leitura!


O QUE É ESSE HAXBALL?

O Haxball é um jogo online de futebol de botão misturado com Air Hockey, onde o seu principal objetivo é marcar gols. Assim como no Air Hockey, a bola não sai, ou seja, não existem laterais, tiros de meta e escanteios.

Há dois times, o red (vermelho) e o blue (azul). E também há o espaço para espectadores, que não jogam, apenas observam a partida.

Há vários modos de jogo, como por exemplo, o Classic (usado para partidas de 1 contra 1 e 2 contra 2), o Big (partidas de 3 contra 3), o Huge (partidas de 4 contra 4). Esses todos são modelos pré-disponíveis do jogo, mas vocês também podem baixar mapas feitos por outros jogadores no site http://haxmaps.com/, ou até mesmo criarem os seus próprios mapas no site http://haxpuck.com/.

É importante notar que, como todos os jogos online, ao jogar Haxball, e dependendo da velocidade da sua conexão e outros fatores, vocês terão um ping e um pong.

Quando o ping fica muito alto (de 190 pra cima), o jogo pode ficar lento, a bola e os jogadores teleportando, etc. Já quando o seu pong fica alto (400 pra cima), o Haxball pode ficar travando, o que é horrível para a jogabilidade do game.

Para melhorarem suas conexões, fechem todas os seus programas, menos o navegador em que estão jogando, e no próprio navegador, deixem aberta apenas a janela/aba correspondente ao jogo. Também é aconselhável jogar com um dispositivo que esteja próximo ao seu roteador wi-fi.

Vocês podem mudar o número da camisa, que aceita apenas dois caracteres, podendo ser letras, alguns símbolos, e números. Para fazerem isso, digitem no chat do jogo /avatar e coloquem o que preferirem.

E também é possível mudar o uniforme do seu time. Primeiro, é necessário fazer um uniforme no site http://haxcolors.com/. Após fazerem o uniforme, desçam a página e encontrarão uma caixa branca aonde há o código do uniforme, que deverá ser copiado e posteriormente colado no chat do jogo.

COMO FUNCIONARÁ A TEMPORADA?

A temporada começará oficialmente no dia 14 de janeiro, e terminará no dia 12 de março. Dentro da mesma, haverá quatro diferentes campeonatos:

Teremos um Campeonato x1 (1 contra 1), o Torneio CBH de Haxball - Copa Mundial, organizado pelo jogador Pedrox. Serão 16 times, separados em 4 grupos de 4 integrantes. Avançam os 2 melhores de cada grupo para a fase mata-mata.

E também, a Liga CBH de Haxball, que será um campeonato em pontos corridos, quatro times jogando entre si e tendo turno e returno, portanto, com seis rodadas.

E a Copa CBH de Haxball, que começa com semifinais ida e volta. A final e a decisão de 3º lugar são em jogo único.

E o vencedor da Liga CBH de Haxball enfrenta o vencedor da Copa CBH de Haxball, na Recopa CBH de Haxball (se for o mesmo vencedor, o título automaticamente vai para o time que venceu as 2 competições), o último torneio da temporada.

QUANTOS INTEGRANTES CADA TIME TERÁ?

Cada time precisará ter no mínimo 5 integrantes, e no máximo, seis. O sexto membro seria um coringa, uma nova função implementada nesse campeonato.

TÁ, MAS QUE DROGA É ESSE CORINGA?

Fiquem calmos... Deixa que eu explico. Cada equipe tem um time associado, um time parceiro. 

O coringa, logicamente, participa de um time, e poderá jogar normalmente pelo mesmo. Mas, quando a sua equipe associada tiver, para uma partida, um número menor que 4 jogadores disponíveis, ele poderá jogar pela sua equipe associada.

No caso, ele pode jogar a rodada pela sua equipe principal e também pela sua equipe associada, mas apenas se o time associado não tiver 4 jogadores para a partida. Porém, o coringa não pode ser um membro da equipe titular, e não pode ser modificado após a sua escolha e denominação.

É importante notar que nenhum jogador que não é um coringa pode ser fornecido para uma equipe associada. E, nas competições mata-mata (como a Copa e a Recopa), a regra do coringa é suspensa, portanto, ele não pode ir para a equipe associada.

ATA. E COMO VAI FUNCIONAR O TEMPO DAS PARTIDAS?

As partidas sempre vão ter primeiro e segundo tempo, invertendo os lados. E com diferentes durações, como podem conferir abaixo:

Dois tempos de 3 minutos (6 minutos no total):

Fase de grupos do Torneio CBH de Haxball - Copa Mundial.

Dois tempos de 5 minutos (10 minutos no total):

Rodadas 1, 2 e 3 da Liga CBH de Haxball.

Fase mata-mata do Torneio CBH de Haxball - Copa Mundial.

Dois tempos de 7 minutos (14 minutos no total):

Rodadas 4 e 5 da Liga CBH de Haxball.

Semifinais da Copa CBH de Haxball.

Decisão de 3º lugar da Copa CBH de Haxball.

Dois tempos de 10 minutos (20 minutos no total):

Rodada 6 da Liga CBH de Haxball.

Final da Copa CBH de Haxball.

Final da Recopa CBH de Haxball.

E TIPO, DÁ PRA SAIRMOS DE UM TIME E IRMOS PARA OUTRO?

Dá sim, mas não em qualquer momento. Terá uma janela de transferência, onde os jogadores podem ser liberados de seus times ou irem para outros. É importante notar que apenas nesse período que pode haver essas modificações, e não durante todo o campeonato.

A janela de transferência abre às 20 horas do dia 5 de fevereiro (sábado) e fecha às 14 horas do dia 11 de fevereiro (sábado). Os jogadores só podem trocar de times nesse período.

O QUE É O JUIZ DA PARTIDA?

É quem observa o lag e os pings dos jogadores, grava a partida e anota os gols.

E COMO FUNCIONA A REGRA DO FAIRPLAY?

É de certa forma obrigatório e opcional ao mesmo tempo. Quando o juiz da partida observar a ocorrência do lag de um jogador da equipe que sofreu o gol (o jogador precisa estar interferindo na jogada), o fair torna-se obrigatório.

Caso o juiz da partida não veja lag, o fair se torna opcional da equipe que fez o gol, que tem o direito de escolher dar ou não o fairplay.
     
E QUAIS SÃO AS REGRAS DISSO AÍ?

- É obrigatório a humildade e o respeito com todos os membros da comunidade. Pessoas que descumprirem essa regra podem tomar uma suspensão de um número indeterminado de partidas.

- É proibido provocar, prejudicar (por exemplo, ficando de abas abertas durante o jogo) ou irritar os jogadores durante as suas partidas. Quem descumprir essa regra será banido da sala e levará uma suspensão de 1 a 3 jogos.

- Os jogos serão disputados no modo 3x (3 contra 3).

- Cada time tem que ter pelo menos três jogadores para disputar a partida. Caso tenha apenas dois, será dado automaticamente W.O. (o time que não tinha jogadores perde automaticamente por 3 a 0).

- As partidas serão disputadas no estádio Big. Caso o time mandante tenha um estádio próprio, poderá usá-lo no jogo.

- É obrigatório o uso de uniformes durante as partidas. Para fazer um uniforme, acesse http://haxcolors.com/.

- O jogador coringa poderá jogar pela sua equipe associada apenas quando a mesma tiver menos de 4 jogadores disponíveis para a partida. Nesse caso, ele pode jogar a rodada pela sua equipe principal e também pela sua equipe associada.

- O coringa não pode ser um membro da equipe titular, e após ser inscrito, não pode ser modificado.

- Além do coringa, nenhum outro jogador pode ser emprestado para sua equipe associada.

- A janela de transferência abre às 20 horas e 30 minutos do dia 4 de fevereiro (sábado) e fecha às 14 horas do dia 11 de fevereiro (sábado). Os jogadores só podem trocar de times nesse período.

- É proibido fazer fakes e mentir sua identidade, tanto nas salas de jogo como na própria comunidade. Quem cometer essa infração pode até ser banido da CBH/CPBR.

- É totalmente proibido a utilização de truques que podem melhorar o seu desempenho no Haxball - como por exemplo, o macro. O descumprimento dessa regra resulta no banimento da comunidade.

- Se o juiz da partida observar a ocorrência do lag de uma equipe que sofreu o gol, é obrigatório a concessão do fair play. Caso o juiz da partida não veja lag, o fair torna-se opcional.

- Para alterar a data de um jogo, é necessário a concordância do time adversário e avisar pelo menos 3 dias antes do dia que seria originalmente marcada a partida.

OUVI FALAR QUE VAI TER UM CARTOLA FC VERSÃO HAX. COMO FUNCIONA?


Vamos estabelecer a pontuação de cada jogador seguindo alguns critérios. Mas atenção: o Cartola só será para as rodadas da Liga CBH de Haxball.

Gol feito | 8,0 
Assistência | 5.0 
Jogo sem sofrer gols | 5,0 *
Finalização na trave | 3.5 
Defesa difícil | 3,0 
Tigershot | 2,5 
Drible | 2,0 
Gol de fair | 2,0
Finalização defendida | 1,0 
Finalização pra fora | 0,7 
Roubada de bola | 0,5

Passe errado | - 0,3
Drible sofrido | - 1,0 
Gol sofrido | - 2,0
Gol contra | - 5,0

* Pontuação para todos do time. 

- Pode se apostar em três jogadores (desses jogadores, é OBRIGATÓRIO que um seja defensivo) e um técnico.
- A pontuação do técnico da equipe é definida fazendo a média dos jogadores do seu time.
- O "Cartola HC" só será feito para jogos da Liga CBH de Haxball.
- As apostas podem ser feitas até 12 horas antes da partida.

Para fazer sua aposta, contate @CBHHaxball ou @GianCGuerra via Mensagens Diretas do Twitter, e mande a sua seleção de jogadores e o técnico.

QUAIS SÃO OS TIMES E OS JOGADORES QUE PARTICIPARÃO DESSA TEMPORADA?

Os times que participarão dessa temporada são a Hax Stars, o Imperium Club, o Killers F. C., e o S. C. Firestorm! Vejam os jogadores abaixo:

Hax Stars: Mike (Capitão e Técnico), Pedrox, Bito, Ferby, Rico.

Imperium Club: Komba (Capitão e Técnico), Mister, Gian, Sonic, DJ Puffle.

Killers F. C.: Dan (Capitão e Técnico), Aragorn, Surfando, Nik.

S. C. Firestorm:  Narutox (Capitão e Técnico), Mat, Ax, Ruflenzac, Jonnh.

E ONDE PODEREMOS ACOMPANHAR OS JOGOS, AS TABELAS E ETC?

É só clicarem aqui! Nessa postagem, tem tudo sobre o campeonato, incluindo jogos, tabelas, informações sobre a artilharia, e muito mais!


E é isso, pinguins! Os jogos já começam no dia 14, e espero que estejam bem animados com essa incrível temporada que teremos! Qual time que vocês acham que vai se destacar? Que jogador vai mitar? Deixem suas opiniões nos comentários! 
Tecnologia do Blogger.