[Pokémon] Ghostinho do Halloween

Por ---Tags:


Olá, treinadores!

O tipo
Ghost é um tipo peculiar e extremamente poderoso. Cada pokémon fantasma tem uma história diferente para contar e, nessa postagem especial de Halloween, você conhecerá a origem de cada um desses pokémon fantasmas (de R/B/G até X/Y), bem como o seu uso em batalhas. Não esqueça de colocar a música de Lavender para tocar. Preparado para essa longa e, talvez, traumatizante postagem? Clique em continuar lendo...

GENGAR
Como pode ser utilizado no competitivo?

Gengar é conhecido como o Pokémon Sombra do tipo Ghost e possui, como única habilidade, Levitate. Também possui uma mega evolução que tem a habilidade Shadow Tag.

Ele possui uma Speed extremamente alta e seu Special Attack é mais alto ainda. A Mega Evolução desse pokémon inclusive foi banida por ser extremamente forte e rápida e até hoje Gengar não saiu da tier OU (Over Used = Muito Usado).

Gengar: Geralmente é utilizado com Life Orb, Shadow Ball, Sludge Wave, Focus Blast e Substitute, Taunt ou até mesmo Ice Windy, sempre com a nature Timid. Também é comum encontrar Gengar com Hex, Taunt, Will-O-Wisp e Sludge Wave ou Substitute. Seus EVs devem ser bem distribuídos entre Special Attack e Speed.

Mega Gengar: Ele possui várias combinações de movimentos, porém a mais utilizada é a de "trapper" (ou seja, ele faz com que os pokémon no campo de batalha não possam trocar com a sua habildiade Shadow Tag) ofensivo, contando com os movimentos Destiny Bond, Sludge Wave, Shadow Ball e Taunt ou Protect. Também fazem muito uso de Hex e Hypnosis no Mega Gengar.

Qual é a história que se passa por ele e suas pré-evoluções?


Gengar: Durante a lua cheia esse pokémon gosta de fazer mimicas com as sombras das pessoas e de atacar pessoas que se perdem em montanhas,  rindo depois que essas pessoas se assustarem.

Gengar absorve o calor perto dele, levando a temperatura ao seu redor até -10 graus celsius. Caso você sinta um calafrio repentino, você pode ter a certeza de que é Gengar que está por perto roubando tod o seu calor e , tentando, provavelmente, jogar uma maldição em você.

Para que ele roube a vida de seu alvo, ele entra na sombra de sua vítima e espera silenciosamente até que a oportunidade perfeita apareça. Às vezes você pode encontrar, no meio da noite, sua sombra saindo de seu corpo e passando pela sua frente: na verdade tudo não passa de um Gengar.

Haunter: Esse pokémon se esconde em lugares extremamente escuros, lugar onde fica até que a próxima vítima surja e ele a mate. Ele persegue silenciosamente sua vítima e quando ela menos espera, ataca com sua língua cheia de toxinas e gás venenoso, fazendo com que ela tenha convulsões que não acabarão até que a vítima morra.

Quando você se sentir vigiado num lugar escuro, ou escutar barulhos quando ninguém estiver por perto pode ser que um Haunter esteja lá, planejando te matar na hora certa.

Gastly: O corpo de Gastly é formado, com taxa de 95%, por gás. O seu gás tóxico é o suficiente para matar um Elefante Indiano em dois segundos por sufocamento, dessa forma nenhum oponente pode sobreviver ao veneno presente no seu corpo. Existe, porém, uma forma de derrotá-lo: como seu corpo é feito praticamente de gás, caso ventos fortes apareçam ele aparentemente irá desaparecer, por isso costuma viver em cavernas ou casas abandonadas.

MISMAGIUS
Como pode ser utilizado no competitivo?

Mismagius é o Pokémon Mágico, do tipo Ghost possuindo como única habilidade Levitate.

Seus Stats são extremamente equilibrados. Tem Special Attack, Special Defense e Speed com 105 pontos cada um e Attack, HP e Defense com 60. Ele é um pokémon ótimo para "tankar" pokémon que fazem uso de Special Attack, não deixando de possuir um bom poder ofensivo. Apesar disso, não é um pokémon muito utilizado no competitivo, já que pokémon que utilizam de Attack e são rápidos, como Archeops e Tauros, acabam facilmente com esse pokémon. Dessa forma, é geralmente utilizado como Suporte Defensivo.

Seu Moveset geralmente contém os movimentos Will-O-Wisp, Taunt, Hex e Pain Split ou Thunder Wave, contando sempre com a nature Timid e os items Colbur Berry (para proteção contra Dark-Types) e Leftovers. Seus EVs devem ser bem distribuídos em Speed e HP, deixando o restante dos quatro pontos para Defense.

Will-O-Wisp acaba sendo um grande aliado para ela pelo seguinte motivo: acaba por parar grandes atacantes mais lentos do que Mismagius, como Hitmonlee ou Hitmonchan, já que diminui exponencialmente o ataque destes, fazendo com que Mismagius se saia extremamente bem na batalha.

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções?


Mismagius: Mismagius pode fazer encantamentos (que partem de choros), que podem trazer várias coisas, como a fortuna ou a indesejada miséria. Da mesma forma, quem escuta o choro desse pokémon tem dor de cabeças e passa por uma série de alucinações ou, raramente, quem o escuta pode ficar animado e extremamente feliz.

Mismagius faz com que suas vítimas adormeçam, fazendo com que elas entrem num mundo  dos sonhos desconhecido. Esse terrível sonho acabará por ser eterno, a não ser que Mismagius venha a dormir ou desmaie.

Misdreavus: Esse pokémon prega peças nas outras pessoas, dando um grito assustador para que esses acordem enquanto estão dormindo ou mordendo e arrancando o seu cabelo apenas para vê-las chocadas.

Aparantemente, esse pokémon transforma o medo que seus gritos provocam em nutrição, presente nas esferas vermelhas no seu pescoço, dessa forma, é o medo que faz com que Misdreavus viva, e ela vive apenas para trazer o medo.

SHEDINJA
Como pode ser utilizado no competitivo?

Shedinja é o Pokémon Casca, é do tipo Bug/Ghost e possui como única habilidade Wonder Guard.

Seus stats não são muito bons, apenas seu Attack é, consideravelmente, alto, possuindo 90 pontos. O forte deste pokémon é, na verdade, sua habilidade, que faz com que apenas ataques super-efetivos possam atingi-lo, porém quando um o atinge é certo que ele irá desmaiar.

O item Focus Sash é o de mais comum uso, o que faz com que ele aguente mais um turno. Seu moveset básico é composto por Baton Pass, Protect ou X-Scissor, Shadow Sneak e Will-O-Wisp, com a nature Adamant e o máximo de EVs possíveis em Attack e Speed, já que os outros Stats não contribuirão para nada na batalha.

Outro ponto fraco dele é o fato de que outros climas, como Sandstorm e Hail podem vir a matar esse pokémon, por isso o Baton Pass pode vir a ser bem útil, já que a maioria dos pokémon que tem habilidades como Snow Cloak ou Sand Stream (habilidades que evocam, respectivamente, Hail e Sandstorm na entrada da batalha) são lentos.

Ele é um bom pokémon para fazer "vinganças" contra alguns pokémon já enfraquecidos a partir de seu Shadow Sneak. Porém, obviamente, caso o seu oponente não tenha nenhum movimento super-efetivo ou que altere o clima, você nunca perderá com Shedinja.

Fazer uso de um aumento de velocidade por Baton Pass antes de trocar para Shedinja no campo de batalha quando você tiver conhecimento dos movimentos do pokémon do seu adversário, juntamente com um aumento de Attack por Swords Dance pode ser de grande ajuda, pois após isso, caso chegue a utilizar Shadow Claw e X-Scissor, a morte do oponente já está iminente.

Qual é a história que se passa por trás dele?
O corpo de Shedinja é imóvel, esse pokémon nem ao menos respira, apenas flutua no ar. O corpo desse pokémon é oco e totalmente escuro.

Por conta disso as pessoas acreditam que o pokémon não passa de uma carapaça de um inseto descartada e que o verdadeiro pokémon está dentro dessa concha. Acredita-se que, quem quer que seja, que venha a olhar para a sua costa oca terá seu espírito roubado.

Nota: a pré-evolução de Shedinja, Nincada, não é do tipo Ghost e, portanto, não tem histórias para serem contadas como Shedinja.

SABLEYE
Como pode ser utilizado no competitivo?

Sableye é o Pokémon Escuridão, do tipo Dark/Ghost e possui como habilidades Keen Eye ou Stall. Além disso possui a Hidden Ability Prankster. Ele possui uma mega-evolução com a habilidade Magic Bounce.

Sableye: Seu moveset é baseado na ação de Will-O-Wisp com a sua habilidade Prankster. Taunt. Recover e Knock Off ou Snarl, por isso pokémon do tipo fogo são grandes inimigos para Sableye. As natures mais qualificadas para esse pokémon são Careful ou Calm.

Sableye pode vir a ser muito útil por causa de sua Hidden Ability, que faz com que os movimentos de Status sempre ataquem primeiro, porém não tem Stats muito vantajosos, porém sua mega evolução deixa isso para trás e se torna um dos pokémon mais usados, mais "apelões" e chatos de derrotar de todo o jogo.

Mega Sableye: Sua mega-evolução ganha uma pedra de rubi extremamente dura, o que faz com que a Defense e Special Defense de Sableye subam muito, aguentando muitos e muitos ataques, além de possuir a habilidade Magic Bounce, que acaba fazendo com que movimentos como Toxic, que tradicionalmente são utilizados para matar pokémon tanques, seja um movimento inútil.

Recover acaba complementando a utilidade desse pokémon, já que a sua vida, que dificilmente é reduzida, acaba sendo recuperada em 50%. Dessa forma, o Moveset mais utilizado é composto por: Knock Off, Will-O-Wisp, Recover e Fake Out, com a nature Careful, ou até mesmo Impish. Seus EVs devem ser devidamente distribuídos entre HP, Defense e Special Defense.

Outro Moveset bem comum é Calm Mind, Shadow Ball, Recover e Will-O-Wisp, com a natureza Bold. Assim, ele se torna o maior defensor possível para pokémon de Special Attack e também acaba por ter um grande Special Attack.

Qual é a história que se passa por trás dele?


Esse pokémon tem o estranho hábito de escavar, com suas afiadas garras, e comer jóias, e por causa de sua dieta seus olhos acabaram se transformando em gemas, pois as substâncias dessas pedras cristalizaram e subiram para a superfície de seu corpo. Ele vive sorrateiramente em cavernas escuras e profundas.

Um conto popular diz que esses pokémon roubam as almas das pessoas que vagam pelas cavernas ao brilhar de seus olhos na escuridão sinistra presente nesses lugares, e é a razão de serem extremamente temidos.

BANETTE

Como pode ser utilizado no competitivo?

Banette é o Pokémon Marionete do tipo Ghost, que possui as habilidades Insomnia e Frisk, bem como a Hidden Ability Cursed Body. Possui uma mega-evolução que tem a habilidade Prankster.

O ataque de Banette é consideravelmente alto, porém o resto de seus Stats não são muito bons, fazendo com que ele não seja um pokémon tão utilizado no competitivo.

Banette: Ele geralmente é utilizado de forma ofensiva, já que seu Attack é o maior de seus Stats. Seu movelist é composto por Shadow Claw, Sucker Punch, Knock Off (que pode ser substituido por Dazzling Gleam ou Thunderbolt) e Will-O-Wisp. Ele possui, então, o item Life Orb, a habilidade Insomnia ou Cursed Body, a nature Naughty ou Adamant (Caso não faça uso de nenhum movimento especial) e EVs de Attack e Speed elevados.

Mega Banette: Ele tem o maior Attack atualmente (excluindo lendários e megas de lendários), por isso pode ser utilizado como um atacante físico bem efetivo. Ofensivamente, tem um movelist constituido por Knock Off, Will-O-Wisp, Shadow Claw e Sucker Punch (que também pode ser substituido por Shadow Sneak ou Destiny Bond), juntamente com a nature Adamant e EVs de Attack e HP elevados.

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções?



Banette: Banette na verdade é um boneco de pelúcia que lamentavelmente fora descartado por sua criança, e o espírito vingativo desse boneco fez com que esse pokémon ganhasse vida.

A Banette gera energia ao perfurar  seu próprio corpo com agulhas, amaldiçoando suas vítimas. A sua boca sempre está fechada, porque caso ela abra toda a energia dele escapará.

Elas passam grande parte da sua vida em lixões e becos escuros, a procura das crianças que os jogaram fora. Os sentimentos do boneco, então, é o que fizeram com que esse pokémon amedrontador passasse a viver.

Shuppet: Esses pokémon são atraídos pelos sentimentos "escuros", como vingança, inveja, ciúmes, malícia e tristeza. Dessa forma, quando alguém desenvolve esses sentimentos com grande volume, um bando de Shuppet passa a rodear o telhado de sua casa.

Eles sentem essas emoções nos corações das pessoas e assim que encontram pessoas com essas qualidades passam a persegui-la incansavelmente pelas cidades, pois o chifre presente nele se alimenta desses sentimentos.

DUSKNOIR
Como pode ser utilizado no competitivo?

Dusknoir é conhecido como o Pokémon "Garra" (não tem uma tradução certa para o português), é do tipo Ghost e possui a habilidade Pressure, juntamente com sua Hidden Ability Frisk.

É um ótimo pokémon tanque, contendo 135 de stats base em Defense e Special Defense, além de um Attack de 100, porém não tem muito HP e nem muita Speed, não sendo um pokémon muito utilizado.

Ele pode se tornar um atacante ofensivo fazendo uso de Choice Band ou Spell Tag, com os movimentos Shadow Sneak,  Earthquake, Ice Punch e Trick, com a nature Adamant e com a habilidade Frisk, utilizando de praticamente a mesma estratégia de Chandelure, podendo trocar seu item, porém ainda tem um complemento: sua habilidade Frisk faz com que ele possa ver o item do oponente, podendo observar se a troca é ou não vantajosa.

Também podemos fazer uso de Life Orb, da habilidade Pressure, da nature Adamant e da troca de Trick por Sucker Punch. Não se esqueça de distribuir bem os EVs desse pokémon!

Qual é a história que se passa por trás dele e de suas pré-evoluções?



Dusknoir:  A antena na cabeça de Dusknoir gera grande dúvida de vários estudiosos, o que será que está por trás dela?

Esse pokémon pode captar comandos vindos do Mundo dos Espíritos para raptar pessoas e pokémon e levá-los até ele. Ele também guia espíritos perdidos até sua casa, o Mundo Fantasma.

A boca presente no seu tronco não é só de enfeite. Ela pode abrir para pegar espíritos e guardá-los no seu corpo para levá-los até lugares desconhecidos.

Dusclops: O corpo de Dusclops é completamente vazio, não tem nada lá dentro.

Algumas pessoas dizem que o seu corpo é como um buraco negro, pois pessoas e objetos, por mais largos que sejam, já foram vistos sendo absorvidos para dentro de seu corpo e nunca mais voltaram. Porém, isso ainda não foi confirmado, por enquanto não passa de uma teoria.

Esse pokémon hipnotiza pessoas com o seu macabro mexer de mãos e com a expressão de seu único olho.

O que acontece dentro de seu corpo quando ele suga coisas é um mistério.

Duskull: Esse pokémon pode passar por qualquer parede, seja ela de aço, de madeira, fina ou grossa, além disso também tem a capacidade de ficar invisível.

Ele anda sobre a escuridão da meia noite e adora assustar crianças. Uma vez que escolher uma vítima, não parará de persegui-la até o amanhecer.

O brilho de seu olho faz com que mesmo pessoas adultas congelem num medo absoluto. Ele adora o choro das crianças, principalmente a das crianças que desobedecem seus pais e retira as almas das que o fazem.

DRIFBLIM
Como pode ser utilizado no competitivo?

Drifblim é o Pokémon Dirigível, do tipo Ghost/Flying. Possui as habilidades Aftermath, Unburden e a Hidden Ability de Flare Boost, que apenas Drifblim conhece.

Ele possui um HP extremamente alto e Attack, Special Attack e Speed consideráveis, porém extremamente pouca Defense e Special Defense, acaba por não ser tão usado.

Ele pode vir a ser utilizado tanto como Attacker como Special Attacker.

Attacker: Composto por Acrobatics, Substitute, Knock Off, Will-O-Wisp (que pode ser trocado por Sucker Punch ou Destiny Bond), com a habilidade Unburden, equipado com uma Liechi Berry, com a nature Adamant, EVs de Attack ao máximo, HP/DEF/SP.DEF equilibrados e EV de Speed alto.


Special Attacker: Composto por Calm Mind, Shadow Ball, Thunderbolt e Rest (ou Protect, caso tenha a habilidade Flare Boost), com a habilidade Unburden (ou Flare Boost), equipado com uma Chesto Berry (Ou Flame Orb, caso esteja com Flare Boost), com a nature Modest, EVs de Special Attack ao máximo, HP/DEF/SP. DEF consideravelmente equilibrados e EV de Speed alto.

Qual é a história que se passa por trás dele e de suas pré-evoluções?


Drifblim: É sonolento durante o dia, porém durante o anoitecer ele levanta o voo em grandes grupos, porém ninguém sabe para onde esses pokémon vão. Ele transporta pessoas e pokémon, porém assim que ele derivar, ele poderá acabar em qualquer lugar.

Ele pode gerar e liberar gás no seu corpo, e dessa forma eles conseguem controlar a altitude de seu voo.

Drifloon: Ele é um pokemon formado por espíritos de pessoas e de pokémon, que adora lugares úmidos. Eles seguram as mãos de crianças atraídas pelo seu formato de balão e as raptam, fazendo com que essas crianças venham a desaparecer.

Um conto popular fala a respeito desse pokémon, e pela forma que ele flutua sem rumo esse conto é chamado "A procura de espíritos errantes".

SPIRITOMB
Como pode ser utilizado no competitivo?

Spiritomb é o Pokémon Banido. Ele tem a habilidade Pressure, porém também pode fazer uso de sua Hidden Ability Infiltrator.

Esse pokémon tem seus stats de Attack, Defense, Special Attack e Special Defense consideravelmente bons, porém seu HP e sua Speed são extremamente baixos. Ele não é tão utilizado atualmente como era há alguns anos.

Ele também pode ser utilizado como Special Attacker (onde também aumentamos muito a defesa desse pokémon) ou Attacker.

Attacker: Composto por Sucker Punch, Pursuit, Taunt, Will-O-Wisp, com o item Black Glasses, a habilidade Infiltrator, a natureza Adamant e EV de HP e ATK altos (também tente distribuir um pouco em Speed, Attack é a prioridade).

Special Attacker/Tank: Composto por Calm Mind, Dark Pulse, Rest e Sleep Talk (ou Will-O-Wisp), com o item Leftovers, a habilidade Infiltrator, a natureza Bold e EVs bem distribuídas entre HP e Defense (Calm Mind já fará o trabalho de aumentar a Special Defense).

Uma coisa que faz com que ele seja muito bom em Tiers mais baixas (como a que está) é que ele um tanque muito melhor e com muito mais dano do que os outros, como Alomomola.

Qual é a história que se passa por trás dele?


Esse pokémon é formado por 108 espíritos que foram aprisionados na fenda da "Odd Keystone" por um feitiço misterioso como punição por crimes e maldades que cometia. Dessa forma, existem Spritombs com mais de 500 anos de idade.

Tenha cuidado quando você acordar um, pois ele pode estar cheio de um espírito de ódio e de vingança, e tentará de destruir.

FROSLASS

Como pode ser utilizado no competitivo?
Frosslass é a Pokémon Terra Nevada. Ela tem as habilidade Snow Cloak, e também pode aprender a Hidden Ability Cursed Body.

Ela é um dos melhores pokémon para se jogar Spikes no terreno por causa de sua Speed imensa. Faça uso de Spikes, Taunt, Destiny Bond e Ice Beam, juntamente com a natureza Timid, a habilidade Cursed Body e o item Focus Sash, EVs de Speed e Special Attack ao máximo.

Dessa forma, caso um pokémon mate Froslass com One Hit K.O ela terá Focus Sash para sobreviver, e depois, já que tem sua speed aumentada ao máximo pela natureza Timid e pelo seu EV de Speed, ela terá uma grande chance de atacar primeiro do que o seu oponente: ou seja, basta utilizar Destiny Bond após utilizar Spikes (ou Ice Beam, ou Taunt dependendo do ponente) e será certo de que o pokémon oponente irá morrer (obviamente, apenas caso sua vida tenha caído ao mínimo possível, ou caso você tenha certeza de que o próximo movimento irá matá-la, lembrando que, caso Ice Beam mate o oponente, não tem um porque para não utilizá-lo).

Tenha cuidado com Magic Bouncers, pois eles podem levar Spikes para o seu campo e ainda mais com Sandstorm, pois após deixá-la com 1 de HP, essa Sandstorm poderá vir a matá-la em seguida (nesse caso é melhor trocar ou utilizar Destiny Bond de primeira, já que esses pokémon que evocam Sandstorm por Sand Stream são mais lentos do que Froslass, ou até mesmo utilize Ice Beam caso tenha vantagem). Outra preocupação é Talonflame, que sempre atacará primeiro caso venha a utilizar Brave Bird ou caso tenha sua speed aumentada por EVs e natureza, dessa forma, ou utilize Destiny Bond em sua primeira chance ou mude de pokémon.

Qual é a história que se passa por trás dela?
Esse pokémon congela impiedosamente sua vítima a partir de um sopro gelado em torno de -50 graus celsius. As lendas da região dizem que Froslass na verdade era uma mulher que se perdeu numa montanha gelada e acabou renascendo como uma Froslass.

O seu corpo parece ser vazio, sem nada. Ela também pode criar ilusões para manipular secretamente pessoas e pokémon.

Nota: a pré-evolução de Froslass, Snorunt, não é do tipo Ghost e, portanto, não tem histórias para serem contadas como Froslass.

ROTOM


Como pode ser utilizado no competitivo?

Rotom é o Pokémon Plasma, do tipo Electric/Ghost. Ele possui como única habilidade Levitate. Porém tem uma peculiaridade nesse pokémon: ele pode se transformar em outros de acordo com o eletrodoméstico que possuir.

Rotom: Ele possui várias e várias combinações de movimentos, itens e etc. Já que temos outras formas do Rotom aqui apresentaremos apenas uma, a forma mais ofensiva, que é composta por: Choice Scarf (item), Volt Switch, Thunderbolt, Shadow Ball e Trick, com a natureza Timid e EVs de Special Attack e Speed ao máximo.

Heat Rotom: Novamente, esse será voltado para o lado ofensivo. É composto por: Choice Specs (item), Volt Switch, Overheat, Thunderbolt e Trick, com a natureza Timid e EVs de Special Attack e Speed ao máximo. (Tipo Electric/Fire)

Fan Rotom: Geralmente é formado por Leftovers (item), Air Slash, Will-O-Wisp, Thunderbolt, Pain Split (ou Volt Switch), com a nature Bold ou Modest, e com EVs ou bem destribuídos entre HP e Defense ou entre Special Attack e Speed. (Tipo Electric/Flying)

Wash Rotom: Não é apenas o rotom mais usado, como um dos pokémon mais usados no competitivo de pokémon em geral. Ele geralmente é utilizado de forma mais defensiva. A movelist mais utilizada é Volt Switch, Hydro Pump, Will-O-Wisp, Pain Split, a natureza Bold, o item Leftovers e EVs de HP e Defense altos. (Tipo Electric/Water)

Mow Rotom: Utilizado com Choice Scarf (item), Leaf Storm, Volt Switch, Thunderbolt e Trick, com a natureza Modest ou Timid e Special Attack e Speed ao máximo (EV). (Tipo Electric/Grass)

Frost Rotom: Utilizado com Choice Scarf (item), Blizzard, Volt Switch, Thundebolt e Trick, com a natureza Modest ou Timid e Special Attack e Speed ao máximo (EV). (Tipo Electric/Ice)

Qual é a história que se passa por trás dele?


O corpo de Rotom é composto por plasma, o que faz com que ele possa entrar em eletrônicos, controlando, os manipulando como quiser e causando severos estragos neles. Ele aproveita essas formas para causar sustos em humanos.

Cientistas estudam mais esse pokémon, que pode vir a ser uma fonte de energia para um motor único no mundo pokémon.

GIRATINA
Como pode ser utilizado no competitivo?

Giratina tem duas formas: Altered Forme (mais defesa) e Origin Forme (mais ataque), e ambas pertencem ao modo de batalha Uber. Esse pokémon é lendário, do tipo Ghost/Dragon e é conhecido como o Pokémon Renegado, com a habilidade Pressure (Altered), Levitate (Origin) e a Hidden Ability Telepathy (ambos)

Giratina Altered Forme: É usado de forma defensiva, com Will-O-Wisp (ou Toxic), Dragon Tail, Rest e Sleep Talk, com o item Leftovers, a habilidade Pressure (para ter mais PPs), as naturezas Bold ou Impish e EVs de HP e Defense bem distribuídos (tente deixar um pouco para Special Defense também, com Defense sendo a prioridade).

Giratina Origin Forme: Obviamente carrega o item Griseous Orb, que faz com que ele vire Giratina Origin e tenha mais 20% de STAB, não podendo ser removido em batalha. Pode ser feito com Shadow Force (movimento de assinatura de Giratina), Shadow Sneak ou Tailwind, Will-O-Wisp e Protect, com a nature Adamant (ou Brave), EV de Attack ao máximo e HP também (tente deixar alguns EVs para Defense, Special Defense e Speed, mas deixe sua grande maioria para HP e Attack).

Esse pokémon é extremamente forte e nunca deixou a tier Uber até hoje.

Qual é a história que se passa por trás dele?
Esse pokémon foi um dos primeiros, se não o primeiro a ser criado por Arceus segundo a mitologia pokémon. Ele foi banido por ser extremamente violento e foi levado até o Reverse World para viver o resto de seus dias nesse mundo inverso ao nosso, onde tudo é estranho e distorcido.

 Esse pokémon originalmente pode viajar através do tempo e espaço, além de poder controlar as dimensões, criando portais para passar entre elas. Contudo, no Reverse World, ele teve sua forma alterada e perdeu esse poder. Ele é um pokémon extremamente agressivo e territorial.

Ele é um pokémon muito temido e muito poderoso que pode, às vezes, aparecer em antigos cemitérios, já que fora criado por Arceus para, supostamente, levar as almas dos pokémon e humanos falecidos até o Mundo Fantasma.

COFAGRIGUS
Como pode ser utilizado no competitivo?

Cofagrigus é o Pokémon Caixão, do tipo Ghost e possui como única habilidade Mummy (que também é a sua habilidade de assinatura), que faz com que, caso um pokémon dê um ataque físico em Cofagrigus, ele venha a ter sua habilidade modificada por Mummy.

Esse pokémon tem um Special Attack consideravelmente alto, além de Defense e Special Defense altas, tornando ele um bom tanque. Apesar disso, ele tem baixa Speed, baixo HP e baixo Attack (o que não importa muito). Esse pokémon já foi, durante bastante tempo, muito utilizado.

Geralmente é utilizado de forma defensiva ou a partir de Trick Room, que troca a sua Speed pela Speed do pokémon adversário.

Trick Room (Ofensiva): Feito a partir de Trick Room, Nasty Plot (para ter um gigantesco buff em seu Special Attack), Shadow Ball e Hidden Power Fighting (para derrotar pokémon Dark), com o item Leftovers, natureza Quiet (dessa forma o oponente terá ainda menos Speed com a troca por Trick Room) e EVs de HP e Special Attack ao máximo.

Defensiva: Feito a partir de Will-O-Wisp, Shadow Ball, Pain Split (ou Protect) e Knock Off, com Leftovers (item), nature Bold ou Relaxed (já que quase sempre atacará depois e terá Knock Off que dará dano físico, por isso pode ser que Bold não seja a melhor escolha) e EVs de HP e Defense ao máximo (também pode retirar um pouco de HP e passar para Special Defense, mas não uma quantidade brusca)

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções??


Cofagrigus: Esse pokémon é muito perigoso. Dizem que ele engole suas vítimas e as transformam em múmias. Eles fingem ser caixões para dar ensinar lições em ladrões de túmulos e seu corpo é feito de ouro puro.

Esses ladrões que chegam a tentar roubá-lo e chegam muito perto são presos dentro de seu corpo para sempre. Ele e sua pré-evolução, Yamask, são os únicos que tem a habilidade Mummy.

Yamask: Esse pokémon tem memórias de quando ele era um humano, e choram sempre que veem a máscara que carrega, pois acreditam que esse seja o seu rosto, obviamente, quando era um humano. Ele é o espírito de um humano enterrado em sepulturas, e esses vagam misteriosamente por ruínas de antigas civilizações.

Quem se atrever a usar a máscara que Yamask carrega será possuído pelo Yamask (que estava carregando a máscara) e ele será, então, de volta um humano: mas claro, no seu corpo.

JELLICENT
Como pode ser utilizado no competitivo?

Jellicent é o Pokémon Flutuante, do tipo Water/Ghost, tem as habilidades Water Absorb ou Cursed Body, além de sua Hidden Ability Damp.

Possui HP e Special Defense ligeiramente altos, porém o resto de seus stats não são muito bons, tendo, após esses dois, o maior com 85 pontos (Special Attack). Apesar disso, em Black/White era um dos pokémon mais utilizados.

Geralmente não é feito como um pokémon ofensivo, e sim utilitário. Seu moveset é composto por Taunt, Will-O-Wisp, Recover e Scald ou Hex. O item Leftovers, a habilidade Water Absorb ou Cursed Body, a natureza Bold e EVs altos em HP (máximo) e Defense (Já tem uma grande Special Defense por si próprio) vem a ser extremamente utéis. Também podemos, dependendo da situação, mudar Scald/Hex por Shadow Ball ou Night Shade.

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções?
Jellicent: Esse pokémon consegue absorver água e então a expele, o que faz com que ele tenha um impulso e uma boa movimentação na água. Até hoje nenhuma embarcação que passou por territórios de Jellicent foram encontradas novamente. É possível encontrar cemitérios de navios por esses lugares. Por isso é conhecido que ele afunda essas embarcações e as leva até o fundo do mar, se alimentando da vida dessas pessoas que morreram afogadas. Seu corpo é feito quase inteiramente de água salgada do mar.

Da próxima vez que for navegar tome cuidado, nunca se sabe quando um Jellicent estará pronto para afundar você e a sua embarcação juntos.

Frillish: Esse pokémon vive 8 mil metros abaixo do mar, podendo sobreviver em lugares extremamente escuros e com a pressão extremamente alta.

Esse pokémon é carnivoro e flutua pelas ondas até encontrar sua vítima, que ataca com seu veneno, fazendo com que elas adormeçam, e as leva para o fundo do mar, onde nem mesmo a luz pode alcançar.

CHANDELURE
Como pode ser utilizado no competitivo?

Chandelure é conhecido como o Pokémon Atração, é do tipo Ghost/Fire e possui as habilidades Flash Fire ou Flame Body, juntamente com sua Hidden Ability Infiltrator.

Ele tem um gigantesco Special Attack de 145 (dessa forma ele tem o maior ataque especial entre os pokémon não lendários, descontando mega evoluções), seus stats de Defense e Special Defense são equilibrados, chegando até 90 e possui uma Speed de 80.

Não há dúvidas de que é um dos pokémon do tipo fogo mais fortes, além de contar com uma tipagem mais impressionante ainda. Ele foi um dos pokémon mais utilizados durante os campeonatos mundiais de pokémon de 2014-2015.

Uma boa estratégia para se usar com esse pokémon é utilizar o seguinte moveset: Fire Blast, Shadow Ball, Energy Ball e Trick, com a habilidade Infiltrator (para passar Substitutes), com as natures Timid ou Modest e com o item Choice Scarf. Com esse moveset esse pokémon se torna extremamente ofensivo, contendo um Special Attack ainda maior, e podendo ainda trocar seu item com um pokémon que utiliza apenas de Attack, por exemplo, fazendo com que ele só possa usar um único movimento até sair do campo de batalha.

Também podemos considerar o uso de Calm Mind ou até mesmo Substitute, o que fará com que ele seja um grande tanque para pokémon de Special Attack e ao mesmo tempo um grande atacante.

Quando for utilizar esse pokémon, tenha cuidado com pokémon do tipo Water e Ground que suportem grande dano, como Vaporeon, pois esses podem ocasionar uma derrota fácil para Chandelure.

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções?


Chandelure: Quem nunca chegou a se queimar alguma vez com fogo? Mas, você imagina o que aconteceria se você fosse queimado por Chandelure?

Chandelure hipnotiza suas vítimas com suas chamas "dançantes" e então queima, ao invés de seu corpo, sua alma, absorvendo por completo o espírito da sua vítima e o seu corpo é deixado para trás.

Quando são consumidas por suas chamas sinistras, a alma de suas vítimas perde o seu caminho e caminha por esse mundo para sempre, sem rumo.

Lampent: Comumente encontramos esses pokémon em florestas profundas, mas algumas vezes nós podemos encontrar Lampent em hospitais, e o que será que estes estariam fazendo?

É conhecido que Lampent consegue sentir quando uma pessoa está próxima da morte, e quando isso está para acontecer, ele se aproxima e rouba a alma da vítima, dessa forma, ele espera pessoas morrerem em hospitais.

Os espíritos que ele absorve compõem as chamas azuis de seu corpo.

Dessa forma, ele é um pokémon extremamente temido na região de Unova.

Litwick: À primeira vista Litwick é um pokémon extremamente bondoso, que guia pessoas e pokémon em áreas escuras.

O que essas pessoas e pokémon não sabem é que Litwick, na verdade, está sugando toda a energia e vontade de viver e está levando ela até o Mundo Fantasma.

GOLURK
Como pode ser utilizado no competitivo?

Golurk é o Pokémon Automato, do tipo Ground/Ghost e tem as habilidades Iron Fist ou Klutz, além de ter como Hidden Ability No Guard.

O ataque desse pokémon é alto, além de possuir um HP/Defense/Special Defense alto, porém tem pouca Speed e Special Attack (algo que não importa muito, já que ele raramente tem algum movimento especial).

É muito utilizado (ofensivamente) com Earthquake, Shadow Punch, Ice Punch e Thunder Punch ou Zen Headbutt, com o item Choice Band, a habilidade Iron Fist (para aumentar a força de movimentos de soco), a natureza Adamant e EVs de Attack e Speed ao máximo.

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções?


Golurk: Esse pokémon, apesar do tipo fantasma, não é ruim. Ele foi criado para proteger os humanos e pokémon, emanando uma misteriosa energia. Apesar disso, se você remover o selo que está no peitoral dele, ele acabará saindo do controle e acabará atacando todos que vir pela frente. Ele consegue voar cruzando os céus com a velocidade de um jato.

Golett: Energia queima dentro de seu corpo, fazendo com que ele possa se mover. Foi criado a partir de uma ciência que uma antiga civilização desconhecida possuía a partir da argila. Esse pokémon está ativo há mais de mil anos.

AEGISLASH
Como pode ser utilizado no competitivo?

Aegislash é o Pokémon Espada Real, do tipo Steel/Ghost e tem como única habilidade Stance Change, que é a habilidade de assinatura desse pokémon. Ele é um pokémon muito usado e foi banido para o Uber exatamente por causa de sua habilidade de assinatura.

A sua habilidade pode fazer com que ele assuma duas formas: Shield Forme e Blade Forme. A Blade Forme tem 150 de Attack e Special Attack enquanto a Shield Forme tem 150 de Defense e Special Defense. A Shield Forme vira Blade Forme assim que ele utiliza um movimento que dê dano e a Blade Forme vira a Shield Forme quando o movimento King's Shield é utilizado (lembrando que ele tem prioridade, por isso o seu baixo Speed não muda em muita coisa quando ele quiser mudar para sua outra forma, e esse movimento também faz com que ele não seja afetado por nenhum tipo de movimento durante esse turno)

Geralmente é feito com: King's Shield, Gyro Ball, Pursuit e Toxic. Pode ter a nature Sassy, Relaxed ou Brave (o dano de Gyro Ball aumenta de acordo com uma comparação entre a Speed do seu pokémon e a do outro, onde, caso ele tenha uma speed bem menor que a do oponente, esse movimento pode chegar a ter 150 de poder de base, por isso uma nature que diminui a Speed é essencial, além de que se ele for mais rápido, ele acabará sendo acertado na forma de lâmina, onde ele tem pouca defesa), com o item Leftovers, o máximo possível de HP e o máximo possível de Attack. Também diminua o IV de Speed se possível.

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções?


Aegislash: Gerações e gerações de reis foram atendidos por esses pokémon, que usam seus poderes espectrais para conseguir manipular tanto pessoas quanto pokémon. Aparentemente, ele consegue detectar qualidades de realeza numa pessoa, e quem ele reconhecer como, estará destinado a se tornar um rei.

Doublade: As espadas podem se comunicar telepaticamente e causar ataques extremamente rápidos, poderosos, complexos e imparáveis que nem mesmo um mestre espadachim consegue deter.

Honedge: Aparentemente esse pokémon vem a nascer quando um espírito passa a habitar uma espada. Pessoas passam a utilizá-los como uma espada comum, não sabendo ser um pokémon, mas na verdade esse está bebendo completamente a força de vida da pessoa amarrando o pano azul do seu corpo no braço da pessoa.

TREVENANT
Como pode ser utilizado no competitivo?

Trevenant é o Pokémon Árvore Anciã, do tipo Ghost/Grass, que possui as habilidades Natural Cure ou Frisk, além da Hidden Ability Harvest.

Esses pokémon tem um Attack alto, além de ter HP/Defense/Special Defense consideráveis, entretanto tem uma Speed baixa.

A movelist mais utilizada por pessoas que tem esse pokémon é de: Wood Hamer, Shadow Claw, Earthquake e Rock Slide ou Horn Leech, com uma Choice Band, a habilidade Natural Cure (ótima para acabar com Toxic), a natureza Adamant (ou Jolly) e EVs de Attack e Speed no seu máximo.

Qual é a história que se passa por trás dele e suas pré-evoluções?


 Trevenant: Esse pokémon tem o poder de controlar árvores, prendendo todos que tentam prejudicar sua floresta e nunca deixa que esses saiam, deixando que eles fiquem lá até morrer.

O seu sistema nervoso é composto por raízes e é a partir delas que controla a floresta. É dito que também existe um pokémon lá dentro. Ele e sua pré-evolução são os únicos pokémon que pode aprender o movimento Forest's Curse (Maldição da Floresta), que faz com que o oponente se torne um pokémon de grama

Phantump: Antigas lendas dizem que esses pokémon são tocos de árvores apodrecidos que foram possuídos pelo espírito de crianças que morreram perdidas na floresta.

Esses pokémon não só gostam de florestas solitárias, abandonadas, como essas florestas são o habitat preferido dele.


GOURGEIST
Como pode ser utilizado no competitivo?

Gourgeist é conhecido como o Pokémon Abóbora, algo que com certeza não poderia faltar no Halloween. Ele é do tipo Ghost/Grass e possui as habilidades Pickup ou Frisk, bem como sua Hidden Ability Insomnia.

Ele tem uma coisa que o diferencia de outros pokémon: ele tem tamanhos diferentes, e esses tamanhos também tem stats diferentes, indo de tamanho Small (Mais velocidade, menos ataque e HP) até Super (Menos velocidade, mais ataque e HP). Aqui, mostraremos apenas estratégias com Small e Super, porém existem vários outros tamanhos.

Small: Não é tao usado quanto o Super, geralmente é formado por Substitute, Leech Seed, Will-O-Wisp, Rock Slide ou Disable, sendo a nature mais comum Jolly, além da habilidade Frisk. Não se esqueça de distribuir EVs em velocidade, defesa e hp, já que nem o Attack nem o Sp. Attack serão muito utilizados nesse pokémon (lembrando, apenas caso utilize o Small).

Super: Will-O-Wisp, Leech Seed, Synthesis e Shadow Sneak ou Seed Bomb são uma boa combinação de ataques juntamente com o item Leftovers, com a habilidade Frisk e a nature Impish (que garantirá uma defesa ainda maior). Tome cuidado, pois pokémon como Talonflame, Mega-Pinsir entre outros poderão derrotá-lo facilmente, por isso procure fazer uso de Will-O-Wisp para diminuir o ataque (é óbvio que ele será mais lento que os outros dois, por isso apenas use em momentos seguros ou troque de pokémon para isso). Seus EVs geralmente são distribuídos mais em HP e Defense, porém um equilíbrio entre os EVs de Defense e Special Defense podem vir a calhar.

Além de tudo isso, no Ingame, pode ser extremamente útil caso tenha a habilidade Pickup, pegando, periodicamente, diversos itens definidos com raridades diferentes.

Qual é a história que se passa por ele e suas pré-evoluções?


Gourgeist: Por mais que não pareça, é um pokémon extremamente maldoso. Ele sufoca pessoas aleatórias marcadas por eles mesmos com suas "mãos-cabelo" e adora ver suas vítimas sem ar.

Nas noites de lua nova ele anda pelas estradas da cidade cantando músicas estranhas, e os infelizes treinadores que as escutarem estão almadiçoados.

Ele e sua pré-evolução são os únicos pokémon que podem aprender o movimento Trick-Or-Treat (Doces ou Travessuras), que faz com que seus inimigos se tornem fantasmas.

Pumpkaboo: O seu corpo de abóbora é, na verdade, habitada por uma alma presa no nosso mundo. Ele adora o cair da noite, onde se torna inquieto e ativo.

Ele transporta espíritos errantes para o lugar onde pertencem, para que esses possam, então, seguir em frente.

HOOPA
Como pode ser utilizado no competitivo?

Hoopa é conhecido como o Pokémon Travessura, contando como única habilidade Magician e é um pokémon lendário que tem grande importância em Pokémon Alpha Sapphire e Omega Ruby, criando portais onde encontramos pokémon de outras regiões e até mesmo outros lendários.

Possui uma grande Special Defense, Special Attack e Attack. Tem HP considerável, porém sua Speed e, principalmente, Defesa são baixas. Ele possui duas formas: Confined e Unbound (não é do tipo Ghost e sim Dark, porém ainda assim será destacado na postagem).

Confined: É mais fraco e menos usado. Composto por Shadow Ball, Hyperspace Hole (seu movimento de assinatura) ou Psychic, Focus Blast (para derrotar pokémon Dark, já que ele leva 4x de dano para esse tipo) e Knock Off, com o item Life Orb, a nature Modest ou Timid e seus EVs de Special Attack e Speed elevados ao máximo.

Unbound: É mais forte que o Confined e está na categoria Uber, banido das outras Tiers. É composto por Psyshock ou Psychic, Dark Pulse, Focus Blast e Nasty Plot, com o item Life Orb, a natureza Modest e seus EVs de Special Attack e Speed elevados ao máximo.

 Qual é a história que se passa por ele?


Em sua verdadeira forma esse pokémon pode se aproveitar de qualquer coisa com seus seis aneis e seis braços enormes e longos e uma grande quantidade de energia.

Lendas dizem que esse pokémon carregou um castelo inteiro apenas para retirar o tesouro que havia lá dentro, porém seus poderes foram selados e ele se transformou numa forma muito menor e mais fraca.

Sua forma mais fraca adora praticar travessuras em humanos e outros pokémon. Ele, assim como sua forma maior, tem anéis (apenas três) que funcionam como portais , que podem fazer com que objetos de diferentes eras, épocas e dimensões passem por eles.

Esse pokémon guarda tudo que gosta e passa através do seu anel para que esses itens sejam teletransportados para um lugar secreto, que ninguém sabe onde fica. O Hoopa Confined é o único pokémon que pode aprender Hyperspace Hole e o Hoopa Unbound é o único pokémon que pode aprender Hyperspace Fury.


O que acharam de conhecer mais o potencial de seus parceiros pokémon do tipo fantasma e o que eles fazem e podem fazer com você? Ficou com medo da história de algum deles... Ou melhor, a história de quem não trouxe medo para você? Não esqueça de comentar e deixar sua opinião. Tenham um feliz Halloween e fiquem com Giratina.

Nota: As informações acima foram reunidas através da Bulbapédia e Smogon. Nenhuma das artworks foram feitas por alguém da equipe, portanto os créditos pelas imagens não pertencem a nos, e sim a seus respectivos criadores.

 
© 2019 - Turma do Selo. Todos os direitos reservados.
Imagens de jogos, filmes ou séries são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.