O que é Hearthstone?

Por ---Tags:


O que é Hearthstone?

Hearthstone é um jogo de estratégia com cards, da Blizzard Entertainment, onde os jogadores podem escolher entre um dos nove heróis épicos de Warcraft™ e jogar com as cartas de seus decks personalizados para lançar magias, usar armas heroicas e habilidades, ou invocar personagens poderosos para esmagarem seus oponentes. Hearthstone é gratuito e pode ser jogado por qualquer um, independentemente do grau de familiaridade com o universo de Warcraft ou com jogos de cards colecionáveis. O Hearthstone está disponível para Windows, Macintosh, iPad e tablets Android e Windows 8, e celulares iOS e Android.

Para começar a jogar você deverá criar uma conta Battle.net e depois fazer o download do jogo com sua conta Battle.net. Durante as missões introdutórias o próprio jogo vai ensinar-lhe tudo o que é preciso saber para começar a jogar mas, para que fique desde já com uma pequena ideia, vamos falar aqui um pouco do básico sobre como jogar o Hearthstone.


1. Heróis/Classes

Ao jogar Hearthstone, você assume o papel de um dos nove heróis do jogo que você vai desbloqueando ao derrotá-los no Modo de Treinamento. Cada herói tem um Poder Heróico exclusivo e seus próprios cards especiais. Veja abaixo um breve resumo sobre as viradas que cada um pode criar com seus poderes únicos.


Quando você terminar o tutorial de Hearthstone só vai ter disponível para jogar uma classe, o Mago, representada pelo respectivo herói, Jaina Proudmore. Para desbloquear as outras oito classes, tem que jogar uma partida contra cada uma delas, nos modos de jogo Praticar ou Jogar, sobre os quais vamos falar mais tarde. À medida que você joga com cada uma das suas classes vai ganhando experiência e subindo o nível da classe, de 1 até 60. Até ao nível 10, você será recompensado com as Cartas Básicas da classe e, entre os níveis 11 e 60, você receberá Cartas Básicas douradas.

2. Decks e Cartas

Um deck é um conjunto de 30 cards, nem mais, nem menos, com o qual você irá defrontar o herói inimigo. No Herathstone, você pode utilizar decks  pré-criados pelo jogo, (há 3 Receitas de Deck para cada classe) ou divertir-se a criar os seus próprios decks (de raiz ou modificando algumas das cartas que fazem parte dos decks pré-criados). As Receitas de Deck são ótimos pontos de partida, tanto para os mais novos se familiarizarem com o processo de criação de decks, como para os experientes que não querem criar um deck do zero.

As cartas que constituem os decks estão divididas em três tipos: Lacaios, Armas e Feitiços.


Lacaios:
Lacaios são criaturas que podem ser invocadas no jogo. Cada um tem um determinado custo de mana (indicado no canto superior esquerdo do card), um determinado ataque (indicado no canto inferior esquerdo da card), que é a quantidade de dano que o lacaio pode infligir se atacar um alvo, e determinados pontos de vida (indicada no canto inferior direito), que quando chegam a 0 o lacaio é removido do jogo.

Armas:
Há cards que dão ao seu Herói uma arma que, à semelhança dos lacaios, também têm um custo de mana (indicado no canto superior esquerdo), um valor de ataque (indicado no canto inferior esquerdo) e uma durabilidade (indicada no canto inferior direito). Cada vez que seu Herói atacar com uma arma, ela perde 1 ponto de durabilidade e com 0 pontos de durabilidade, a arma é destruída.

Feitiços:
Todos os cards que não forem lacaios ou armas são considerados feitiços. Feitiços também têm um custo de mana (indicado no canto superior esquerdo) e provocam efeitos variados no jogo (por exemplo eliminar ou dar dano num lacaio concreto, eliminar todas as criaturas da mesa, aumentar os atributos de seu lacaio e muitos outros). Todos os cards de Magia incluem um texto que indica quais os efeitos da magia. O mesmo acontece com os cards de Lacaios e Armas com efeitos específicos.

As cartas podem também ser divididas de acordo com o seu nível de raridade, que é indicado pela cor da gema que elas apresentam no centro. Por ordem crescente de raridade temos cartas Básicas, Comuns, Raras, Épicas e Lendárias.



Básicas: sem gema e são obtidas ao passar de level. Não podem ser desencantadas/craftadas.
Comuns: com gema Branca. Podem ser criadas 40 de Pó Arcano e ao serem desencantadas dão 5.
Raras: com gema Azul. Podem ser criadas 100 de Pó Arcano e ao serem desencantadas dão 20.
Épicas: com gema Roxa. Podem ser criadas 400 de Pó Arcano e ao serem desencantadas dão 100.
Lendárias: com gema Laranja. Podem ser criadas 1600 de Pó Arcano e ao serem desencantadas dão 400.

Quanto maior a raridade de uma carta, maior a quantidade de Pó Arcano que você receberá na hora de desencantar ou que terá de pagar por ela se a quiser craftar.

Quando às cartas Básicas, que não podem ser craftadas, são ganhas quando o jogo é iniciado e ao passar de nível com uma classe (ao upar o seu Herói até o nível 10 você receberá todas as cartas Básicas da classe). Quanto às outras cartas você pode consegui-las comprando pacotes de cartas (na loja por dinheiro real ou com gold que você ganha no jogo), executando missões do jogo, em recompensas das Aventuras ou Arena, ou criando-as com Pó Arcano.

3. Visão geral da mesa e funcionamento do jogo

Tudo o que você precisa saber sobre a interface de Hearthstone está resumido na tela abaixo.


Agora que você já conhece a interface de Hearthstone, veja como o jogo funciona na prática.






4. Modos de jogo

Quando você terminar de fazer o tutorial no Hearthstone, que lhe vai introduzir os aspetos básicos do jogo e onde você vai ganhar as primeiras Cartas Básicas, pode começar a jogar partidas. O Herathstone tem quatro modos de jogo: Jogar (que inclui o Casual e o Ranqueado), Aventura (que inclui o Praticar e Aventuras), Arena e Taverna.


Modo Jogar
É o jogo propriamente dito, onde você enfrenta adversários reais. Jogando neste modo você ganha experiência e, por cada três vitórias, recebe 10 de gold.
Este modo de jogo inclui o Ranqueado onde você joga contra pessoas que estão no mesmo ranque que você ou semelhante e, à medida que vence jogos, vai diminuindo o seu ranque (de 25 até 1), até chegar a lendário. Em cada temporada, se você atingir o ranque 20 ou melhor, recebe um baú de recompensa com prémios diversos, que incluem o Verso de Carta da temporada, cartas douradas e Pó Arcano.

Modo Aventura
Neste modo você entra em jogos contra a inteligência artificial.
É no Modo Aventura/Praticar que você deve começar a jogar para desbloquear todas as classes mas também pode usá-lo para melhorar as suas habilidades e testar novos decks. O Modo Aventura/Praticar está dividido em dois níveis de experiência, Normal e Perito, mas só poderá jogar em Perito quando tiver todos os Herois desbloqueados. Nestas partidas há ganhos de experiência mas não há ganhos de gold.
No Modo Aventura também se encontram disponíveis as Aventuras onde você, ao enfrentar diferentes chefes, pode ganhar várias cartas. As Aventuras estão divididas em Alas que podem ser adquirias por 700 de gold/Ala ou compradas com dinheiro real.

Modo Arena
No Modo Arena, o jogo vai apresentar-lhe três Herois, selecionados aleatóriamente, para você escolher um e, a partir daí, você vai ter de criar um deck, também com cartas que lhe vão ser apresentadas pelo jogo (são-lhe apresentados trinta grupos de três cartas em cada um dos quais você terá de escolher uma carta e descartar as outras duas, até ter as 30 cartas do deck). É com esse deck e esse heroi que você vai enfrentar adversários, reais, em partidas sucessivas até perder um total de 3 partidas ou conseguir 12 vitórias, momento em que a Arena termina. No final você recebe uma recompensa que inclui sempre um pack de cartas e, de acordo com a sua performance, receberá também determinadas quantidades ou de pó arcano, ou de gold, ou de cartas ou até mesmo de outros pack de cartas.
A entrada na Arena custa 150 de gold, mas em compensação você recebe o prêmio, que no caso de você ganhar 7 ou mais jogos inclui sempre o gold suficiente para você pagar uma Arena. Assim que você desbloquear as 9 classes, receberá um convite para uma Arena gratuita mas, em minha opinião, não deve usá-lo logo e sim quando tiver mais conhecimento sobre o jogo.

Modo Taverna
O Modo Taverna consiste em batalhas que mudam todas as semanas que colocam você contra outro jogador usando regras únicas e inesperadas. Ao conseguir a primeira vitória da semana na Taverna você ganha um pack de cartas clássico e, à semelhança do modo Jogar, também por cada três vitórias você recebe 10 de gold. A Contenda de Taverna só é liberada após o jogador atingir o nível 20 com um heroi.

Jogar com amigos
É muito bom entrar enfrentar estranhos nas partidas, mas também é divertido enfrentar os próprios amigos. No Hearthstone você pode jogar, assistir às partidas e conversar com as pessoas que você adicionar à sua lista de amigos. Nas partidas com amigos, que podem ser jogadas tanto no Modo Jogar/Casual como no Modo Taverna, não se ganha gold.

Formato Padrão e Formato Livre
Tanto no Modo Jogar (Casual ou Ranqueado) como em partidas com os amigos você dispõe de dois formatos de jogo, o Padrão e o Livre.
No formato Padrão os jogadores podem apenas usar os cards de Hearthstone mais recentes, ou seja, só podem usar decks constrídos com cards lançados no ano atual e no anterior, para além dos conjuntos de cards Básicos e Clássicos (que são sempre válidos no modo Padrão). Neste formato você jogará com jogadores que também usem decks Padrão.
O formato Livre é livre mesmo permitindo que os jogadores usem decks criados com qualquer card da sua coleção, incluindo todos os cards permitidos no modo Padrão. Ao selecionar este formato para jogar no modo Ranqueado ou Casual, você será pareado com jogadores que também estão a usar Decks Livres.
Em qualquer um destes formatos você poderá fazer missões, ganhar gold e progredir no ranque.

5. Missões diárias

No HearthStone, todos os dias você recebe uma missão diária e ao cumpri-la ganha uma determinada quantidade de gold (pode ir de 40 a 100) ou um Pack de Cartas Clássicas. A maioria das missões têm de ser cumpridas nos modos Jogo, Arena ou Taverna. Você pode acumular no máximo três missões diárias e trocar uma missão por dia.


Para trocar uma missão abra a janela Registro de Missões (representado por !) e clique no X que se encontra no canto superior direito da missão que quer trocar e ela desaparece e é-lhe atribuida outra. A janela Registro de Missões também lhe permite ver o progresso nas suas missões, o ranque em que você se encontra, quantos jogos você já ganhou, a sua melhor performance na Arena  e os níveis das suas classes.

6. Gold


No Herathstone você pode usar Gold ganho no jogo para comprar pacotes de cartas (1 pacote de 5 cartas custa 100 de gold), Aventuras (1 Ala de uma Aventura custa  700 de gold) ou para pagar a entrada na Arena (custa 150 de gold).
Você ganha ouro como recompensa quando vence partidas no modo Jogo ou Taverna (10 de gold por cada 3 vitórias), quando cumpre as missões diárias (entre 40 e 100 de gold), quando atinge objetivos (por exemplo, desbloquear todos os heróis no modo perito da prática) ou quando termina uma Arena (quantidades variáveis de acordo com o seu desempenho).


7. Pó Arcano

O Pó Arcano é usado para craftar cartas que você não possui. Você pode conseguir Pó Arcano ao desencantar cartas (a quantidade depende da carta que você destruir), quando termina uma Arena (quantidades variáveis de acordo com o seu desempenho) e, ainda, no baú de recompensa mensal (quantidades variáveis baseada no melhor Ranque que você atingiu na temporada).
Em minha opinião, numa fase inicial, enquanto você ainda não tem uma ideia clara sobre os decks com que vai preferir jogar, deve apenas destruir as cartas repetidas (aquelas que você tem mais de 2 cópias) pois, como você só pode ter um máximo de 2 cópias de cada carta em seus decks, não lhe vão fazer falta.

Agora que já sabe o básico sobre Hearthstone, está animado para começar a jogar? Espero que sim e que não desanime com as muitas derrotas que você vai ter no início pois Heathstone, apesar de ser fácil de jogar e muito divertido, leva um certo tempo até você conseguir criar decks capazes de produzirem bons resultados. Mas continue a jogar pois dentro de um a dois meses você conseguirá ter um deck cheio de cards legais e tenho a certeza que se vai divertir muito com o jogo!

Até mais!
Joaninha

Créditos pelas imagens e algumas informações a battle.net/hearthstone

 
© 2019 - Turma do Selo. Todos os direitos reservados.
Imagens de jogos, filmes ou séries são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.