Com gráficos lindos e com estilo e abertura em anime, o jogo vale muito a pena ser conferido.
Heróis
O jogo ao todo contém são 41 personagens, que no game são chamado de "hypers", divididos em seis classes distintas:
- Tanque (Tank) - segue o modelo tradicional. Focado em absorver grandes quantidades de dano e causar estragos significativos nos adversários. Em contrapartida, são os mais lentos no campo de batalha. Todos desta classe possuem um bônus de defesa ampliado em 10%;
- Pugilista (Bruiser) - uma mistura de Tanque com Especialista, com apelo para golpes corpo a corpo. Possuem bônus ampliados de 5% para defesa e 5% para ataque;
- Especialista (Specialist) - são os que causam mais dano de área e de grande impacto e, assim como os Tanques, não têm muita mobilidade. Possuem um bônus ampliado de 10% em ataque;
- Guerreiro (Striker) - são os que têm seus ataques primários superpotencializados. Eles também ajudam mais a sustentar o dano do que a causá-lo e funcionam melhor em longas distâncias. Possuem um bônus de 10% em defesas;
- Suporte (Support) - garantem efeitos de regeneração de vida/habilidades nos aliados ou causam efeitos que ajudam a debilitar os inimigos. É a única classe capaz de curar ou até ressuscitar aliados caídos. Possuem um bônus ampliado em 30% para regeneração de vida, além de ter a barra de HP superior à dos demais hypers;
- Assassino (Assassin) - são mais efetivos em batalhas contra apenas um hyper inimigo. Por isso, o ideal é se voltar apenas para um único oponente, já que as habilidades desta classe beneficiam esse tipo de conduta. Possuem um bônus ampliado de 15% para penetração de armadura.
Cada hyper conta com quatro poderes matriz, que variam de acordo com a classe, além de uma habilidade passiva/especial e uma habilidade ultimate. Os heróis também podem equipar itens que aumentam as capacidades desses recursos e ainda oferecem bônus extras caso você tenha hypers específicos no seu time, pois juntos conseguem combinar melhor suas habilidades.
Equipamentos e consumíveis
- Os hypers podem carregar seis peças de equipamentos únicos. Por padrão, os heróis já vêm com um tipo de arma e armadura pré-determinado. O que muda é a forma como você pode customizar esses espaços, podendo adicionar, copiar ou modificar algumas características básicas usando boosts e acessórios.
Os boosts influenciam diretamente na velocidade de movimentação dos hypers, enquanto os acessórios fornecem buffs para habilidades específicas. Você pode utilizar apenas um de cada. Há também os equipamentos comuns, que todo e qualquer hyper pode usar, já que oferecem estatísticas de elementos generalizados entre todos os heróis.
Antes de iniciar uma nova partida, você seleciona qual árvore de equipamento (loadout) vai utilizar, mas lembre-se que ela não pode ser alterada depois de selecionada. No decorrer da batalha, com o ouro adquirido, é possível subir o nível dessas peças, garantindo bônus adicionais aos status presentes no seu equipamento.
Os consumíveis, por sua vez, são itens encontrados durante as partidas como drops de inimigos. É possível usar até dois consumíveis simultaneamente por um curto período de tempo.
Criação de itens e conteúdo desbloqueável
Hyper Universe possui um minissistema de montagem de itens, o famoso "crafting", que na verdade funciona como uma forma para desbloquear novos conteúdos através da Hyper Shop. Para tal, é necessário coletar materais e amostras (samples) de fragmentos que correspondem a um tipo de item que pode ser desbloqueado.Todos esses elementos podem ser adquiridos dentro das próprias partidas, como drops de inimigos abatidos ou encontrados em locais espalhados pelos cenários. Você também pode desmontar peças que você não pretende usar para conseguir esses itens.
Já o conteúdo liberado é diversificado, indo desde novos hypers até cosméticos (skins), emblemas e emotes.