[Hearthstone] Em breve, 5 cartas de Hearthstone serão nerfadas

Por ---Tags:


Olá, gente!

Esta semana a Blizzard anunciou que, em breve, com a Atualização 9.1, chegarão ao jogo mudanças de balanceamento em 5 cards de Hearthstone. As cartas em questão são: Avivar e Peste Incontrolável, do Druida, Machado de Guerra Abrasador, do Guerreiro, Bagata, do Xamã e Líder Guerreiro Murloc, carta Comum. Para saber tudo acerca deste balanceamento continue lendo a postagem e não esqueça que assim que as alterações entrarem em vigor, os jogadores terão duas semanas para desencantar os cards não Básicos que foram alterados e receber o valor total em Pó Arcano (Cards Básicos não podem ser desencantados e, por isso, não concedem Pó Arcano).



Cartas que serão nerfadas:

Avivar
Agora diz: "Receba 1 Cristal de Mana somente neste turno." (eram 2).


Machado de Guerra Abrasador
Agora custa 3 de mana (custava 2).



Bagata
Agora custa 4 de mana (custava 3).


Líder Guerreiro Murloc
Agora diz: "Seus outros Murlocs têm +2 de Ataque." (antes: +2 de Ataque, +1 de Vida)



Peste Incontrolável
Agora custa 6 de mana (custava 5).


Como vêem, 3 das cartas que serão nerfadas (Avivar, Machado de Guerra Abrasador e Bagata) são cartas Básicas de classe o que trouxe descontentamento a muitos jogadores, inclusivamente a mim. Será que não era uma melhor opção a Blizzard balancear as cartas das expansões responsáveis pelos decks "poderosos demais" atualmente em jogo em vez de nerfar cartas que fazem parte da identidade das classe desde o início de Hearthstone? Vejam abaixo a opinião do desenvolvedor:
Comentários do desenvolvedor:
Blizzard Entertainment 05/09/2017

Cards Básicos e o Salão da Fama

Após pensarmos bastante, decidimos alterar três cards básicos de classes: Avivar, Machado de Guerra Abrasador e Bagata. Embora eles sejam opções importantes no repertório dessas classes, o excesso de cards Básicos e Clássicos em certos decks deixa as novas expansões menos divertidas.

Os Básicos têm muitas utilidades no jogo, por isso preferimos fazer ajustes no balanceamento em vez de colocá-los no Salão da Fama, como fizemos como os cards Clássicos. Também estamos tentando concentrar as mudanças no Salão da Fama no início de cada ano de Hearthstone. É por isso que o Líder Guerreiro Murloc, um card Clássico, receberá ajustes de balanceamento em vez de ir para o Salão da Fama.


Avivar

Hoje, há muitas variações poderosas de Druida em jogo, e todas elas usam Avivar. Esse card garante um início de partida muito forte, muitas vezes difícil de ser compensado pelo adversário. Essa mudança deixa Avivar como um simples card Básico e diminui o potencial explosivo, mas garante que continue sendo usado em decks voltados para feitiços de baixo custo.

Em que outras mudanças nós pensamos?

Nós pensamos em outras opções para o card Avivar:

  • Restaure 2 Cristais de Mana.
  • Receba 2 Cristais de Mana somente neste turno e aumente o custo para 1.
  • Receba 6 Cristais de Mana somente neste turno e aumente o custo para 4.
Como Avivar é um card Básico, ele precisa ser simples e direto. Assim como Crescimento Silvestre, eles precisam informar aos novos jogadores que criar Mana faz parte da identidade dos Druidas.

Nós sabemos que cards como Moeda Falsa são fortes quando combinados com outros cards de suporte, como Leiloeiro de Geringontzan, Edwin VanCleef e os de Combo. Tendo os cards de suporte certos para Avivar, ele continuará sendo usado, mas não aparecerá em todos os decks. E isso é exatamente o que estamos tentando alcançar.



Machado de Guerra Abrasador

O Machado de Guerra Abrasador é uma arma poderosa para os Guerreiros desde o início de Hearthstone. Além de oferecer um bom ritmo pelo seu custo, ele fica ainda melhor com Piratas e cards que combinam com armas. Aumentamos o custo de mana em 1 para reduzir o ritmo dos Guerreiros e diminuir o poder geral do card.

Em que outras mudanças nós pensamos?

Nós também cogitamos reduzir o ataque do Machado de Guerra Abrasador para 2, mas isso não nos parecia muito intuitivo. Na maioria das vezes, alterar o custo de mana dos cards causa menos problemas, pois sempre dá para ver o custo dos cards da mão. Mesmo com o aumento no custo, acreditamos que o Machado de Guerra Abrasador vai continuar sendo usado. Outras armas 3/2 de custo 3, como o Arco Hastáguia, são utilizadas em decks que não têm sinergia com o texto da arma.


Bagata

A mudança no card Bagata não foi feita por ele ser forte ou fraco demais. Os Xamãs possuem grande flexibilidade, mas carecem de identidade de classe e de fraquezas bem definidas. Com essa alteração, eles ficariam um pouco mais fracos contra lacaios grandes e menos eficazes em termos de silenciamento. É muito importante que cada classe tenha pontos fortes e fracos.

We are very wary of cards that also incidentally work as a silence. If a player wants to utilize a card with a silence effect, they should be giving up something else. For example, if a player decides to include Spellbreaker in their deck, then they are playing a card that is weak in some situations. Priest is an exception to this rule—silence is a part of their class identity.

Temos muita cautela com cards que também funcionam como uma forma de silenciamento. Se o jogador opta por usar um card de silenciamento, precisa abrir mão de outro aspecto. Por exemplo: se decidir incluir Quebra-feitiço no deck, ele terá um card fraco em certas situações. A exceção a essa regra são os Sacerdotes, pois o efeito de silenciamento faz parte da identidade de classe deles.


Líder Guerreiro Murloc

Os Murlocs são ótimos para garantir o começo da partida. Se o adversário não limpar o tabuleiro a tempo, a vitória pode chegar a passos largos com cards como o Líder Guerreiro Murloc. Sem o bônus de Vida, ficará mais fácil limpar os murlocs do tabuleiro, e ele continuará sendo um card Clássico. Essa mudança também simplifica as interações dos bônus de Vida. Por exemplo: antes, se você tivesse um Líder Guerreiro Murloc em jogo e jogasse o Piromante Selvagem e Igualdade, os outros murlocs não seriam destruídos. Essas interações não ficavam claras para alguns jogadores.

Em que outras mudanças pensamos?

Nós cogitamos modificar o Caçador Poçapétrea e o Líder Guerreiro Murloc por conta da força inicial dos decks tipo Murloc Paladino. O resultado seria obtido em qualquer um deles, mas haveria mais vantagens se alterássemos o Líder Guerreiro Murloc, como a simplificação dos bônus de Vida e a abertura de mais espaço para murlocs depois, já que o Líder Guerreiro Murloc costuma ficar mais tempo em jogo que o Caçador Poçapétrea.


Peste Incontrolável

A Peste Incontrolável é ótima para os Druidas se defenderem de decks agressivos, mas era eficaz demais para custar só 5 de Mana. Aumentamos o custo para 6, reduzindo um pouco o ritmo, mas ela continuará servindo para criar lacaios defensivos nos estágios mais avançados da partida.

Em que outras mudanças pensamos?

Nós pensamos em mudar o custo para 7 em vez de 6, pois esse é o card mais eficiente para decks de Druidas de Jade e Provocar. Todavia, como também vamos alterar o card Avivar, decidimos aumentar em só 1 o custo da Peste Incontrolável.

Outras discussões de card da comunidade

Nós sabemos que outros cards já apareceram em discussões na nossa comunidade, como o Bloco de Gelo e a Infestação Total. Por isso, mesmo que não tenham sofrido nenhuma alteração, gostaríamos de falar um pouco sobre eles.

Infestação Total

Nossa equipe cogitou alterar esse card, visto que é muito ruim quando perdemos para ele. Contudo, temos dados que mostram o desempenho de cada card em relação aos demais cards do deck. A Peste Incontrolável acabou sendo o mais eficiente para os Druidas de Jade e Provocar, Avivar ficou entre os três melhores e Infestação Total ficou entre os cards medianos. Ele aparenta ser muito mais poderoso por conta do seu efeito quando entra em jogo.

Também pensamos em mudar todos os valores 5 em Infestação Total para 4, e até mesmo remover algum dos efeitos. No fim, decidimos não alterar o card, pois ficará mais difícil usá-lo antes do turno 10, graças às outras mudanças que fizemos nos Druidas.

Bloco de Gelo

Vimos alguns jogadores debatendo se o Bloco de Gelo devia ou não ir para o Salão da Fama. Como já dissemos, nós colocamos cards no Salão da Fama no começo de cada Ano de Hearthstone, e o próximo começará junto com a primeira expansão de 2018. Por enquanto, nós evitaremos ao máximo colocar cards no Salão da Fama no meio do ano.

Estamos animados com essas mudanças e queremos ver como elas influenciarão o jogo.
Como seria de esperar, uma vez que é a classe mais presente no meta atual, com uma diferença significativa de todas as outras, o Druida vai ser a classe mais penalizada com os nerfs que estão para chegar mas não entendo a opção da Blizzard em ter penalizado também o Guerreiro e o Xamã, quando estas são classes menos jogadas atualmente que o Sacerdote, o Paladino e a Maga. Como já referi acima, também não entendo a opção da Blizzard em nerfar cartas Básicas de Classe, que quanto a mim são fundamentais para a identidade de cada uma delas, em vez balancear as cartas das expansões responsáveis pelos decks "poderosos demais" atualmente em jogo. Como podem ver abaixo, há uns meses, antes do lançamento da última expansão Cavaleiros do Trono Gelo, o Avivar não fazia do Druida uma classe excessivamente poderosa e presente no meta.

Distribuição das Classes, por semana (em % do total de jogos)
Fonte: http://metastats.net

Estão animados com estas mudanças no balanceamento ou, pelo contrário, como é o meu caso, ficaram desiludidos com elas? Não deixem de nos dar as suas opiniões abaixo, nos comentários, e até mais!

Joaninha

 
© 2019 - Turma do Selo. Todos os direitos reservados.
Imagens de jogos, filmes ou séries são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.