[Pokémon] Detonado Omega Ruby e Alpha Sapphire (Parte 2) - Começando a Jornada!

Por ---Tags:

 

Olá caçadores! Tudo bem com vocês? Aqui é o Sonic! Hoje estou aqui para publicar a segunda parte do nosso detonado de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire! Na última postagem, fizemos a introdução geral do jogo e aprendemos coisas fundamentais para a nossa jogatina. Nessa parte começaremos a nossa jornada! Clique no botão abaixo se você se interessou.

Começando a Jornada!

Siga rumo à Oldale. Perceba que tanto o caminho à sua esquerda (Rota 102) quanto o caminho à Rota 103 estão livres para serem explorados. Nesse momento do jogo não há muito o que fazer ao norte a não ser capturar os Pokémon Wingull, Zigzagoon e Poochyena, todos variando dos levels 2-3. Fica à sua escolha capturá-los. Seguindo até a Rota 102, você encontrará diversas gramas e treinadores. Nas gramas, você encontrará os seguintes Pokémon: Poochyena, Zigzagoon, Wurmple, SurskitSeedot caso esteja jogando a versão Omega Ruby, Lotad caso esteja jogando a versão Alpha Sapphire, e Ralts. Entre todos eles dou destaque ao Ralts e recomendo extremamente capturá-lo, pois ele evolui para dois Pokémon muito fortes: Gardevoir e Gallade, de tipagens Psíquico-Fada e Psíquico-Lutador consecutivamente. No início ele possui apenas um golpe: Growl. Mas conforme for evoluindo, ganhará outros. Ralts pode ser encontrado andando normalmente na grama ou através da técnica de sneaking. Se você encontrar uma cabeça verde no meio dos matos, pode ter certeza que é ele. Quanto aos treinadores, todos que você encontrar terão Pokémon relativamente fracos, então seu inicial deve cuidar de todos eles. Caso contrário, use uma poção. Note que nesse processo de batalhar treinadores seu(s) Pokémon ganhará(ão) pontos de experiência. Isso será fundamental para nossa jornada, pois assim nossos monstros poderão subir de level e em algumas situações eles poderão evoluir. Eles também podem ser obtidos através de batalhas selvagens. Ao norte, você encontrará árvores de Oran Berry (restaura parte do HP de seus Pokémon) e Pecha Berry (cura seus Pokémon de envenenamento), que poderão ser replantadas depois. Faça o seguinte percurso nessa rota:


Após completar esse caminho, uma cutscene com seu rival acontecerá. Ele/ela falará de sua DexNav e uma horda de Beautiflies passará na frente de vocês dois em seguida.


Continue em seu caminho após a cena e você estará em Petalburg City. É aí que você se encontrará com seu pai - sim, seu pai - que é o líder do ginásio da cidade. Curiosamente, essa foi a primeira geração da franquia na qual você conhece seu pai, no caso Norman. Para isso, você terá que ir ao norte de Petalburg, logo depois do PokéCenter (que recomendo passar por lá para curar seus Pokémon). Lá, você verá ele conversando com um treinador que acabou de derrotar. Norman vai lhe convidar a entrar em seu ginásio e vai comentar sobre você se tornar um treinador.


É então que vocês dois são interrompidos por um garoto de cabelo verde. O nome dele é Wally e ele mora ao lado do ginásio de seu pai. Na cutscene, ele pedirá timidamente um Pokémon à Norman. É aí que seu pai pedirá para você ajudá-lo a capturar seu primeiro monstro. Ele dará um Zigzagoon emprestado à Wally. Em seguida, vocês voltarão à Rota 102 e ele capturará um Ralts sob sua observação. Lembre-se disso, pois a forma final desse Pokémon poderá dar trabalho a você no futuro.


Depois disso, vocês voltarão ao ginásio de Petalburg. Wally agradecerá a você e a seu pai por lhe ajudarem a pegar seu primeiro Pokémon e presenteará seu personagem com uma nova ferramenta: o PlayNav. Ela lhe dará várias novas funções, como se conectar com outros jogadores online através do sistema PSS. Assim você poderá desfrutar de funções como o Wonder Trade, onde você transfere um Pokémon e recebe outro totalmente aleatório. Mas se preferir negociar diretamente com outra pessoa, você pode usar a opção de Trade. Também há o GTS (Global Trade System), um sistema de trocas onde você lança um Pokémon que só será trocado se algum jogador lhe enviar o Pokémon que você pedir. O PSS também serve para fazer batalhas. Você pode tanto usar o Battle Spot, que lhe trará um adversário aleatório para batalhar com você de acordo com as regras que vocês dois estipularem, ou o Battle, onde você escolhe um adversário a dedo e negocia as regras na hora. Também existem os O-Powers, que são bônus temporários de certos stats, como HP, PP, Ataque, Defesa e outros. Ao longo de nossa jornada alguns NPCs nos darão O-Powers, mas outros jogadores também podem doar para você e vice-versa. Ele poderá ser acessado através do ícone de wifi na parte superior da tela. Além do PSS, também há o Pokémon-Amie, que servirá para aumentar a felicidade de seus Pokémon, e o Super-Training, que servirá basicamente para treinar os EVs (Effort Values) de seus monstros. Ambas as funções são praticamente iguais às versões X e Y da franquia. Eu não estarei dando muito destaque para esses dois porque os processos de aumentar felicidade e EVs são bem complexos e na minha opinião não serão tão necessários se seus Pokémon forem bem treinados, mas caso tenha ficado curioso deixarei dois vídeos abaixo em português que dão dicas preciosas sobre isso. Quanto ao sistema PSS também recomendo você não usá-lo muito se você ainda não zerou o jogo, pois por exemplo: se você conseguir um Pokémon lendário e usá-lo no seu time, derrotar seus adversários será muito mais fácil. Enfim, aqui estão os vídeos:




Continuando a nossa jogatina, Norman lhe mandará seguir a Rustboro City, onde está o primeiro ginásio em que iremos batalhar. Embora seu pai seja um líder de ginásio, ainda precisaremos conquistar 4 insígnias derrotando outros Gym Leaders para poder enfrentá-lo. Dito isso, siga à esquerda e você estará na Rota 104. Na praia, você encontrará um treinador que possui um Seedot Lvl 6 e um Taillow Lvl 7. Dependendo do seu time, você o derrotará facilmente. Se não, use poções. Na parte de terra, você poderá capturar um Pokémon novo até esse ponto ao qual dou destaque: Taillow. Ele possui golpes voadores, que levarão vantagem contra Pokémon de Grama, como o já citado Seedot. Sua speed também é superior à maioria dos seus adversários, e aumentará mais ainda ao evoluir. Com certeza é uma ótima escolha para seu time. Seguindo ao norte, você encontrará duas árvores: uma com Oran Berries e outra com Pecha Berries. Perto do fim dessa parte da rota, há um treinador com apenas um monstro: um Zigzagoon Lvl 8. Após derrotá-lo, você obterá bastante dinheiro. Para você se guiar, deixo essa imagem mostrando o caminho a ser seguido nesse pedaço:


Seguindo tal caminho, você estará na Floresta de Petalburg. Aqui você encontrará alguns Pokémon interessantes, como Shroomish e Slakoth, ambos variando do level 5-6. Shroomish evolui para um dos meus Pokémon favoritos, o Breloom. Ele poderá ser muito importante em algumas batalhas, pois conforme vai evoluindo aprende vários golpes de status como Stun Spore e Poison Powder, além de adquirir vários golpes do tipo Lutador que é uma das melhores tipagens ofensivas do jogo e de ter a habilidade Effect Spore, que dá 10% de chance de causar um efeito de status no oponente ao fazer contato com o mesmo. Temo dizer que capturá-lo será um pouco difícil justamente por causa de seus golpes de status e por sua pequena chance de encontro selvagem, por isso sugiro que se você quiser um deles é melhor ter um Taillow com um golpe voador para aumentar as chances de captura. Quanto ao Slakoth poderá ser também um pouco frustrante a tarefa de capturá-lo por causa de seu golpe Yawn, que adormece o adversário,  mas se você tiver um pouco de paciência ele será seu. Esse Pokémon evoluirá para um dos mais fortes do jogo, com stats geral maior que o de alguns lendários (sim, você não leu errado), o Slaking. O único problema é que ele ataca apenas de dois em dois turnos devido à sua habilidade Truant, mas se você tiver a estratégia certa ele será letal no seu time. Deixando os Pokémon um pouco de lado, há alguns itens interessantes nessa rota também, como uma poção, um paralyze heal, um balm mushroom (poderá ser vendido por um alto valor em PokéMarts) e um ether (restaura o PP dos moves do Pokémon que você escolher). As localizações precisas deles estarão na imagem abaixo representadas pelas pokébolas, junto com uma direção para você se guiar nessa floresta. Os confrontos também estarão representados pelos pontos laranjas:


No meio do trajeto você encontrará alguns Bug Catchers que possuem apenas Pokémon do tipo Inseto. Não será difícil derrotá-los ao menos que seu inicial seja um de Grama, para essas situações recomendo de novo que use um Taillow, pois Voador leva vantagem sobre Inseto. Em um certo ponto desse caminho, você se encontrará com um cientista. Ele estará procurando um Shroomish, que é seu Pokémon favorito. Em seguida, será introduzido o time rival desta geração, aliás, os times. Se você estiver jogando a versão Omega Ruby, será o Team Magma. Se você estiver jogando a versão Alpha Sapphire, será o Team Aqua. Um dos recrutas do time em questão interromperá vocês dois e mandará o cientista entregar seus papéis. É então que vocês dois entram em uma batalha. O adversário independentemente da equipe possuirá um Poochyena Lvl 9, então suponho que não seja tão difícil derrotá-lo. Após a luta, o recruta fugirá e o cientista curará a vida de seus Pokémon e lhe entregará um item muito importante para subir o nível de seus Pokémon: o Exp. Share. Com ele, você não precisará mais treinar individualmente cada monstro para ele conseguir experiência. Basta apenas um Pokémon estar em batalha que o exp tanto em encontros selvagens quanto em batalhas de treinadores que ele ganhar será distribuído entre os outros da sua party. Para ativá-lo, clique no ícone amarelo na parte de baixo da tela, procure Exp. Share em Key Items e ative ele.



Depois disso, complete o caminho e você estará na outra parte da Rota 104. Você encontrará os mesmos Pokémon da parte sul da rota numa grama localizada através de uma pequena passagem ao lado da loja de flores, com seus levels sendo um pouco mais altos. Também nesse local você poderá encontrar um X Attack, que aumentará seus stats de Attack como o próprio nome diz. A já citada loja de flores não será muito importante por agora, apenas terá umas árvores com Oran Berries, Pecha Berries e Cheri Berries (curam paralisia). Também há árvores com Oran Berries e Cheri Berries ao norte do lago, além da Chesto Berry (cura sono) que uma senhora irá lhe entregar caso você interaja com a mesma. Quanto aos treinadores, sinto dizer que essa será uma parte chata nesse pedaço do mapa. O problema não será tão grave quanto ao Fisherman e à Lady Cindy, será mais quanto à Lass Haley e às gêmeas Gina e Mia. Haley tem um Lotad que leva vantagem sobre qualquer um dos starters exceto pelo Treecko e um Shroomish que já me deu muitos pesadelos com seu golpe Absorb e sua habilidade Effect Spore. Gina e Mia introduzirão a batalha em duplas no jogo, com os Pokémon Seedot e Lotad. Mais uma vez recomendo fortemente possuir um Taillow no seu time, pois nenhum starter que você escolher terá 100% de vantagem nessas batalhas, e isso pode travar você por um bom tempo nelas. Dito isso, siga ao norte como mostra a imagem:

 (Eu sei que essa imagem é dos jogos Ruby e Sapphire, mas como não encontrei nenhuma que focasse nessa parte da rota no ORAS decidi usar essa mesmo.)

Fazendo isso você chegará a Rustboro City. Lá você encontrará May/Brendan saindo de um PokéMart. Ele/ela irá lhe introduzirá o ginásio da cidade, e é para lá que estaremos indo por agora. Mas antes, sugiro que cure seus Pokémon e que compre algumas poções se for preciso. Rustboro também tem alguns locais interessantes e importantes, mas explorarei mais eles no próximo episódio.


Enfim, antes de enfrentar o nosso primeiro ginásio é bom ter umas coisas em mente. Rocha, que é a tipagem desse ginásio, possui fraqueza contra Água, Grama, Lutador, Ferro e Terra, ou seja, apenas Torchic terá problemas com ele entre os iniciais. Se for o caso, recomendo usar algum Pokémon de Grama como Shroomish ou Seedot e se certificar que ele está com um level alto (na casa dos 15), porque nem golpes normais nem de fogo nem voadores tomarão conta do recado. Entrando lá, a líder do ginásio Roxanne lhe receberá e irá explicar como funciona as batalhas nessas ocasiões: caso você ganhe, você receberá uma insígnia do líder. Ao juntar 8 insígnias, você poderá enfrentar a Elite Four e o Campeão, que se tratam nada mais nada menos do que os melhores treinadores de Hoenn. Porém, antes de enfrentá-la você terá que derrotar outros treinadores e resolver um pequeno puzzle, que irá se complicando de ginásio para ginásio. Todos eles possuem apenas Geodudes, então se você tiver um Pokémon de Grama ou Água bem treinado não será difícil a tarefa de derrotá-los. A estratégia mais possível de ser usada com o Geodude contra você será a de atacar seu Pokémon no 1º turno, sobreviver ao seu ataque com o Sturdy e se curar no 2º com poções, então se o seu monstro perder muita vida sugiro usar uma poção nele no mesmo turno que o adversário e atacá-lo no terceiro. Quanto ao puzzle, deixarei a solução abaixo:


Agora que estamos cara-a-cara com Roxanne, está na hora de ver seu time:

Geodude Lvl: 12

Moves: Tackle (Normal), Defense Curl (Normal) e Rock Tomb (Rock)

Nosepass

Moves: Tackle (Normal), Harden (Normal) e Rock Tomb (Rock)

Lembre-se da estratégia do Geodude que comentei em cima do mapa do ginásio para derrotar o primeiro Pokémon. Quanto ao Nosepass, ele tentará diminuir sua speed com Rock Tomb e aumentar sua defesa com Harden, então nunca deixe ele usar seu move primeiro. Após derrotar a líder, ela lhe parabenizará e lhe dará a Insígnia de Pedra. Essa será apenas a primeira de muitas pela frente.

--------------------------------------------------------

E por enquanto é só treinadores. Na próxima parte exploraremos Rustboro e seguiremos rumo à segunda insígnia. Enfim, gostaram desse episódio? Ainda tem alguma dúvida sobre algo? Deixem nos comentários! Bom pessoal, vou ficando por aqui. Fiquem bem e até mais!


 
© 2019 - Turma do Selo. Todos os direitos reservados.
Imagens de jogos, filmes ou séries são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.